SBTMO lamenta morte de Dr. Pinkel, um dos pioneiros no tratamento da LLA, aos 95 anos


Faleceu no último dia 9 de março, aos 95 anos de idade, o Dr. Donald Paul Pinkel. Nascido em Buffalo (EUA), no dia da independência do Brasil, 7 de setembro de 1926, Dr. Pinkel foi um dos médicos pioneiros no tratamento da leucemia linfoide aguda (LLA) em uma era em que a doença era uniformemente fatal.

Depois de sobreviver à poliomielite que contraiu no exército aos 28 anos de idade, com a saúde debilitada, como precisava morar em um local sem invernos rigorosos, aceitou o desafio do trabalho no recém-fundado St. Jude Children’s Research Hospital em Memphis, estado do Tennesee.

Inspirado na filosofia de tratamento da tuberculose com uso simultâneo de múltiplas drogas, iniciou o tratamento poliquimioterápico da LLA e, observando a grande incidência de recidivas em sistema nervoso central, instituiu a radioterapia profilática de crânio e neuro-eixo. Com apenas quatro drogas e radioterapia conseguiu curar metade das crianças ainda no início da década de 70. O tratamento combinado recebeu o nome de “Terapia Total,” mantido até os dias de hoje.

O hospital, que ainda tem o suporte da comunidade Americana Cristã Sírio-Libanesa, tornou-se um centro de tratamento de doenças pediátricas catastróficas, como leucemias, tumores cerebrais e anemia falciforme. A filosofia do serviço desde o seu início, foi oferecer tratamento de ponta para todas as crianças, independente de sua condição social. E teve imenso sucesso.

Dr. Donald Pinkel foi diretor do St. Jude Children’s Research Hospital entre 1961 e 1973. Recebeu vários prêmios e foi muitas vezes considerado para o Prêmio Nobel. Mesmo historicamente fora do ambiente universitário tradicional, o St. Jude é um dos centros de maior atividade de pesquisa na oncologia pediátrica e com maior contribuição para o estabelecimento de novos e bem-sucedidos protocolos de tratamento.

Muito obrigada, Dr. Pinkel, por transformar a vida das crianças com leucemia. Muito obrigada por sua incansável dedicação. Que seu exemplo esteja sempre vivo em nossos corações. Repouse em paz.

Para saber mais sobre o Dr. Pinkel, acesse: https://www.stjude.org/about-st-jude/stories/making-a-difference/donald-pinkel-md-led-st-jude-as-its-first-director.html


Notícias Recentes

Internacional

Estudo brasileiro de Mieloma é Best Abstract no Tandem Meetings 2022


admin, 28 de abril de 2022

Internacional

Especial: GT GDS SBTMO no TANDEM Meetings 2022


admin, 28 de abril de 2022

Internacional

Conheça os abstracts brasileiros apresentados no Tandem Meetings 2022


admin, 28 de abril de 2022

Ciência

Adriana Seber recebe CIBMTR Distinguished Service Award


admin, 26 de abril de 2022