SBTMO lamenta morte de Dr. Pinkel, um dos pioneiros no tratamento da LLA, aos 95 anos


Faleceu no último dia 9 de março, aos 95 anos de idade, o Dr. Donald Paul Pinkel. Nascido em Buffalo (EUA), no dia da independência do Brasil, 7 de setembro de 1926, Dr. Pinkel foi um dos médicos pioneiros no tratamento da leucemia linfoide aguda (LLA) em uma era em que a doença era uniformemente fatal.

Depois de sobreviver à poliomielite que contraiu no exército aos 28 anos de idade, com a saúde debilitada, como precisava morar em um local sem invernos rigorosos, aceitou o desafio do trabalho no recém-fundado St. Jude Children’s Research Hospital em Memphis, estado do Tennesee.

Inspirado na filosofia de tratamento da tuberculose com uso simultâneo de múltiplas drogas, iniciou o tratamento poliquimioterápico da LLA e, observando a grande incidência de recidivas em sistema nervoso central, instituiu a radioterapia profilática de crânio e neuro-eixo. Com apenas quatro drogas e radioterapia conseguiu curar metade das crianças ainda no início da década de 70. O tratamento combinado recebeu o nome de “Terapia Total,” mantido até os dias de hoje.

O hospital, que ainda tem o suporte da comunidade Americana Cristã Sírio-Libanesa, tornou-se um centro de tratamento de doenças pediátricas catastróficas, como leucemias, tumores cerebrais e anemia falciforme. A filosofia do serviço desde o seu início, foi oferecer tratamento de ponta para todas as crianças, independente de sua condição social. E teve imenso sucesso.

Dr. Donald Pinkel foi diretor do St. Jude Children’s Research Hospital entre 1961 e 1973. Recebeu vários prêmios e foi muitas vezes considerado para o Prêmio Nobel. Mesmo historicamente fora do ambiente universitário tradicional, o St. Jude é um dos centros de maior atividade de pesquisa na oncologia pediátrica e com maior contribuição para o estabelecimento de novos e bem-sucedidos protocolos de tratamento.

Muito obrigada, Dr. Pinkel, por transformar a vida das crianças com leucemia. Muito obrigada por sua incansável dedicação. Que seu exemplo esteja sempre vivo em nossos corações. Repouse em paz.

Para saber mais sobre o Dr. Pinkel, acesse: https://www.stjude.org/about-st-jude/stories/making-a-difference/donald-pinkel-md-led-st-jude-as-its-first-director.html


Notícias Recentes

Notícias

Aberta a 1ª emenda de 2023 para ingresso de novos centros no Registro Multicêntrico de TCTH brasileiro


Bruna, 31 de janeiro de 2023

Notícias

🚨Informamos a todos que nos *dias 27/01 e 03/02 não haverá reunião de acreditação FACT com nossa agente facilitadora.


admin, 26 de janeiro de 2023

Notícias

JBMTCT apresenta: Palavra do Autor | com Simone Lermontov


admin, 26 de janeiro de 2023

Notícias

Entidades médicas se unem para emitir parecer à Conitec quanto acesso à terapêutica com blinatumomabe para LLA pediátrica no SUS


admin, 20 de janeiro de 2023