SBTMO esclarece sobre impactos da falta do Fármaco em matéria da FSP


A interrupção no fornecimento do melfalano, medicamento utilizado por pacientes com mieloma múltiplo que têm indicativo de um transplante de células-tronco hematopoieticas, foi repercutida pela Folha de S. Paulo em 9 de abril. Leia a matéria aqui http://bit.ly/sbtmo-noticias-folha-sao-paulo-repercute-melfalano

O diretor da SBTMO, Fernando Barroso, foi ouvido pela reportagem e esclareceu o impacto que a falta deste medicamento representa, visto que trata-se de insumo fundamental para preparar o paciente para o procedimento. “Essa medicação funciona como consolidação do tratamento. Na falta, a recomendação seria retardar o transplante, mas não tem como fazer. Não tem mágica”, referiu ele.

Em resposta à jornalista da Folha, a Aspen Pharma, responsável pela distribuição do fármaco, disse que “as restrições no abastecimento, ocorridas em fevereiro e março deste ano, ocorreram devido à transferência do produto para um novo local de fabricação, e que o processo de transferência e desabastecimento temporário foi comunicado às autoridades sanitárias com um ano de antecedência”. Ainda, segundo a companhia farmacêutica, a distribuição do medicamento foi reiniciada nesta terça-feira, (6).

Entretanto, a maior parte dos centros de TCTH permanecem sem acesso ao medicamento e, com isso, sem a perspectiva de realizar o TCTH. A SBTMO espera que a situação se regularize nos próximos dias, sob pena de colocar em risco a vida dos pacientes.

Leia também: Nota Oficial Conjunta: ABHH, SBTMO e SOBOPE alertam para o desabastecimento do melfalano no Brasil


Notícias Recentes

Institucional

ABHH e SBTMO alertam para o desabastecimento de imatinibe no Brasil; medicamento é indicado para tratamento de leucemia


admin, 14 de janeiro de 2022

Notícias

Citometria de Fluxo para monitorar a DRM-LLAb – é possível padronizar as análises?


admin, 20 de dezembro de 2021

Notícias

Eleitos os membros da nova gestão do Grupo de Trabalho de Gerenciadores de Dados em TCTH da SBTMO


admin, 6 de dezembro de 2021

Notícias

Consenso de TCTH Pediátrico é publicado no JBMTCT


Tati, 3 de dezembro de 2021