Notícia


Prof. Dr. Ricardo Pasquini apresenta 1ª aula do Programa Jovem Transplantador

Atualizado em: 20/07/2021


"A introdução do TCTH na prática médica foi condutora de grandes avanços na medicina e de maior impacto na área da Hematologia no que se refere a biologia celular, a fisiopatologia das hemopatias e a terapêutica, reduzindo drasticamente a mortalidade e a morbidade de muitas doenças hematológicas.

Trecho da Aula de Prof. Dr. Ricardo Pasquini, que inaugurou hoje, 20/07, o Programa Jovem Transplantador da SBTMO

 

Com mais de 700 inscritos, teve início hoje, 20/07 o Programa Jovem Transplantador da SBTMO. Para inaugurar as aulas com chave-de-ouro, o primeiro professor convidado foi o Prof. Dr. Ricardo Pasquini. Desbravador do TMO no Brasil, o especialista é reconhecido mundialmente por suas contribuições no campo do TCTH.

Nesta noite, Prof. Pasquini compartilhou virtualmente com todos os alunos não apenas saberes e experiências acumuladas em sua trajetória, mas também, revelou sua perspectiva para o futuro do TCTH.

Além de reconhecer a terapia celular como um terreno fértil e promissor, Prof. Pasquini elencou alguns dos pontos que compreendem ser cruciais para o porvir:

* Expansão do número de leitos para atender a  demanda (transplantes mais complexos)

* Implementar com urgência o registro compulsório de dados relacionados aos resultados do TCTH.

* Desenvolver estudos prospectivos para analisar questões próprias de nosso contexto.

* Centralização, padronização de testes mais sofisticados para disponibilizá-los a nossa clientela

* Criar oportunidades para que os médicos jovens possam ampliar e aprofundar sua competências.

* EDUCAÇÃO CONTINUADA

Prof. Pasquini respondeu a perguntas sobre passado, presente e futuro da especialidade. Ao final, como mensagem para os jovens transplantadores, Prof. Pasquini deixou um conselho, que também um dia o inspirou, de autoria de Maxwell M. Wintrobe (Hematology the Blossoming of a Science – 1985):

“Meu conselho a eles é de seguir suas inclinações, submeter-se a riscos e, se necessário, suportem certas adversidades e não devem aceitar sem questionar conselhos contrários vindos daqueles supostamente mais informados. 

 Apesar de tudo que aprendemos, há muito para descobrir. Novas perguntas surgem e poucas são respondidas.

Pode se comparar pesquisa com o escalar de montanhas, quando se alcança um pico se descortinam outros novos picos. Algumas vezes é necessário descer para o vale e a seguir poder atingir novo cume.”

Além do Prof. Pasquini, participaram da 1ª aula, o coordenador do Programa, Dr. Fernando Barroso; o presidente da SBTMO, Dr. Nelson Hamerschlak, a diretora da Sociedade, Dra. Carmem Bonfim; e, uma surpresa especial para nosso professor, seu filho, o Dr. Marcelo Pasquini, que é diretor científico sênior no CIBMTR.

 

Programe-se: na próxima semana será realizada a 2ª aula do Programa Jovem Transplantador. Ao final do curso, os alunos inscritos poderão rever as aulas on-demand, que ficarão disponíveis no site da Sociedade.

 

Confira mais informações em nosso site aqui



QUERO RECEBER NOVIDADES



SBTMO 2019 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Purpose Agency