Pacientes em programas de TMO ainda não foram incluídos no grupo prioritário do Plano Vacinação contra Covid, alerta SBTMO




Pacientes em programas de TMO ainda não foram incluídos no grupo prioritário do Plano Vacinação contra Covid, alerta SBTMO

SBTMO sinalizou a situação por meio de ofício endereçado ao MS, solicitando a inserção com urgência, visto que tratam-se de pessoas com fragilidade imunológica

Começamos a semana com boas novas: a Anvisa aprovou no domingo, dia 17, duas vacinas produzidas em solo brasileiro, pelo Instituto Butantã (Coronavac) e Fiocruz (Astra Zeneca/Oxford). Como sabemos, ambas são instituições que têm sólido histórico no campo de ensino, pesquisa e desenvolvimento de imunizantes.  

E, hoje, dia 18, será colocado em prática o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, conforme anunciou nesta manhã o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Nós da SBTMO celebramos esta conquista, tão importante para vencermos o novo coronavírus em nosso País. Entretanto, *muito nos preocupa o fato do transplante de medula óssea não estar contemplado nesta primeira etapa de vacinação, juntamente com pessoas consideradas grupo de risco*.

O Plano, conforme se apresenta, insere apenas os “indivíduos transplantados de órgãos sólidos”, não sendo considerados aqueles transplantados de células tronco-hematopoiéticas, que são igualmente considerados de alto risco para complicações e óbito por COVID-19.

Esse fato nos levou a enviar um ofício ao Ministério da Saúde, protocolado no dia 12 de janeiro (leia aqui http://bit.ly/sbtmo-oficio-ms-06-revisao-plano-vacina-covid), solicitando a inclusão dos pacientes em programas de transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH) autólogos e alogênicos no grupo considerado prioritário.

Nós, da SBTMO, esclarecemos que este pedido se justifica pois o receptor de TCTH apresenta fragilidade imunológica. O paciente passa por um longo período de recuperação imunológica pós-transplante e é considerado imunossuprimido por vários anos, senão por toda a vida.  

Inclusive, enviamos também ao MS nossas orientações e recomendações de vacinação contra a COVID-19 para pacientes em programas de Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas.

Trata-se de um documento no qual consta a análise das vacinas existentes hoje de acordo com a  sua  classificação, para  pacientes  e  familiares, elaborado pela infectologista e membro da SBTMO, Dra. Clarisse Machado, que é especialista em infecções e vacinação em pacientes submetidos a TCTH.

No material, que pode ser acessado aqui http://bit.ly/sbtmo-recomendacoes-vacina-covid-tcth há ainda sugestão de  um  esquema  vacinal  com especificidades  em regiões  de  transmissão  acelerada  e  em  centros  fora  do epicentro da pandemia.

Lembramos que todas as vacinas aprovadas em caráter emergencial até o momento são consideradas seguras para sua administração em pacientes receptores de TCTH.

Na próxima semana, no dia 26 de janeiro, a partir das 19h, a SBTMO irá realizar o webinar “Vacinação contra Covid-19 e Transplante de Medula Óssea: o que precisamos saber”, que contará com a participação da Dra. Clarisse Machado e outros especialistas da Sociedade.

A atividade será aberta a todos os interessados e transmitida via youtube da entidade. Em breve divulgaremos a programação completa. http://bit.ly/sbtmo-noticias-plano-vacina-covid-TCTH

Leia também:

Esquema de imunização SARS CoV2 em receptores de TCTH

Transplante de Medula Óssea sob risco iminente


Notícias Recentes

Presidente da SBTMO, Fernando Barroso Duarte, esclarece em reportagem do Estadão como é o procedimento


28 de março de 2024

SBTMO 2024: José de Alencar & Iracema


26 de março de 2024

SBTMO 2024 apresenta: sala Fagner e Nelson Hamershlak


29 de fevereiro de 2024

O Grupo de Trabalho de Gerentes de Dados da SBTMO também está no #Tandem24!


23 de fevereiro de 2024