Reportar é preciso: em webinar, SBTMO apresenta novos dados do Registro Multicêntrico Brasileiro de TCTH


Além dos indicadores, foram certificados 31 centros de TCTH brasileiros. Evento já pode ser acessado no canal do youtube da SBTMO

Aconteceu na noite de ontem, dia 21 de julho, o webinar “Registro Multicêntrico de TCTH (RBTCTH) – Atualização do Summary Slides”. Organizado pela Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO), por meio de seu Grupo de Trabalho de Gerenciadores de Dados (GTGD), a atividade reuniu médicos, gerentes de dados e membros de equipes multidisciplinares de diferentes centros de transplante de células-tronco hematopoieticas (TCTH) brasileiros.

Na ocasião, o presidente da SBTMO, Fernando Barroso Duarte, e o gerente de dados do GTGD, Anderson Simione, apresentaram os dados coletados de 2012 a 2021. No período, foram registrados 8.197 transplantes no RBTCTH. Os indicadores serão publicados em breve na revista científica da SBTMO, Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT).

Duarte reforçou que para um serviço de TCTH crescer, é preciso conhecer os seus indicadores e, para isso, é essencial ter um gerenciador de dados como parte da equipe. “Conhecer nossos dados, é jogar luz àquilo que vem sendo feito em nossa prática, pois nos possibilita compreender o que estamos fazendo bem e devemos lapidar e, também, os pontos que precisamos aperfeiçoar. Estamos em fase ainda embrionária, mas, o futuro é extremamente promissor”, referiu ele.

Segundo o presidente da SBTMO, o propósito do RBTCTH é compreender as tendências do cenário do TCTH como opção terapêutica para doenças como leucemias, mielodisplasias, bem como avaliar indicadores de sobrevida global e, também, de óbitos pós-transplante.

Atualmente, temos em nosso protocolo científico 72 centros de TCTH aprovados pela CONEP. Atualmente 30% (44) dos centros não-EUA no CIBMTR são brasileiros, tendo como representatividade do “n” total de centros do CIBMTR, 8%

CERTIFICAÇÃO

Ainda no webinar, foram apresentados os 31 centros certificados por reportarem seus dados ao RBTCTH SBTMO-CIBMTR. Confira na tabela as instituições já contempladas, as quais a SBTMO parabeniza pela conquista:

Fonte: RBTCTH; julho 2022.

Além dos dados, outros pontos foram abordados no webinar. Cinthya Corrêa, coordenadora do GTGD-SBTMO, respondeu em sua aula ao questionamento “Eu preciso da aprovação ética para enviar os dados ao CIBMTR?” Já a gerente de dados Heliz Neves, também membro do GTGD-SBTMO apresentou aspectos de “como o médico e a equipe de TCTH podem auxiliar o gerente de dados na coleta e registro de dados.”

Ao final, o debatedor convidado, o médico hematologista e transplantador, Nelson Hamerschlack, mediou as perguntas e respostas da audiência, esclarecendo pontos como a questão de o Registro atender às especificações da Lei Geral de Proteção de Dados brasileira.

Sobre o RBTCTH – Criado em 2019, por meio da parceria instituída entre a SBTMO e o CIBMTR, O Registro Multicêntrico de Transplantes de Células-Tronco Hematopoeticas (TCTH) autólogos e alogênicos para doenças malignas e não malignas realizados no Brasil e relatados no CIBMTR é o registro da SBTMO para TCTH e terapia celular, onde o Brasil utiliza a infraestrutura (plataformas) do Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR) para incluir (FormsNet3) e extrair (Portal do CIBMTR) dados de TCTH;

Quero fazer parte do estudo. O que devo fazer?

  • Enviar um e-mail para registrobrasileiro@sbtmo.org.br,  manifestando o interesse em participar do estudo;
  • Será solicitado através de uma survey as seguintes informações:     (https://redcap.link/registro_TCTH_Brasileiro_SBTMO)
  • Nome completo e CPF do pesquisador responsável na sua Instituição;
  • Contato do pesquisador principal;
  • CNPJ  e contato telefônico correto do CEP que irá avaliar o projeto;
  • Não se esqueça:
  • Atualização ou cadastro na Plataforma Brasil e vinculação ao CEP que avaliará o projeto (http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf);

Leia mais em https://sbtmo.org.br/registro-multicentrico-tcth/


Notícias Recentes

Notícias

Presidente da SBTMO promove aproximação Brasil – Portugal


admin, 6 de dezembro de 2022

Notícias

Encerramento do Encontro Regional SBTMO – Edição Paraná


Bruna, 28 de novembro de 2022

Notícias

Acaba de ser publicado o Vol. 3 No. 2 (2022): Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT)!


Bruna, 24 de novembro de 2022

Notícias

Sessão conjunta histórica sobre terapia celular e TMO entre SBTMO e ABHH aconteceu hoje, 28/10, no Hemo 2022


Bruna, 28 de outubro de 2022