“Número de transplantes de medula aumenta mesmo durante a pandemia”


Começamos este sábado, 25/09, compartilhando com vocês esta informação, que foi manchete em um dos maiores veículos de imprensa do País, o Jornal Hoje.

Transmitida ontem, a reportagem contou com a participação de nosso diretor, Dr. Fernando Barroso e, também, com o relato de pacientes como o André, da página @caçadoresdemedula.

Você pode assistir a matéria completa aqui https://bit.ly/sbtmo-aumento-tmo-brasil

Para se ter uma ideia do cenário, em 2020, houve um total de 554 procedimentos, entre adultos e pediátricos, um número inferior aos anos anteriores à pandemia do coronavírus. Este ano, só no primeiro semestre, já alcançamos 649 pacientes transplantados. Dados que nos reforçam que estamos no caminho certo, pois sabemos que pacientes em programas de TMO, muitas vezes, não podem esperar. O transplante é a única chance de sobrevida e qualidade de vida, até mesmo, cura.

Questionado sobre as razões que levaram a este crescimento, Barroso destacou dois aspectos cruciais: o primeiro deles, foi o fato de os serviços de TMO terem adotado os protocolos de segurança, tais como a testagem dos pacientes e dos membros das equipes multi. Quando fala em recomendações, o diretor da SBTMO refere-se tanto àquelas elaboradas pela Sociedade, elaboradas pela infectologista e membro de nossa entidade, Dra. Clarisse Machado, quanto aos estudos publicados com base na experiência dos centros brasileiros neste período de pandemia. Outro aspecto, foi o fato de os doadores terem se mantido mobilizados a doar, quando recrutados.

“A confiança e adesão dos doadores, pacientes e profissionais da saúde nos protocolos da Covid que preparamos, com referências em evidências nacionais e internacionais, têm sido fundamentais para esta evolução”, refere Barroso, que também é chefe do TMO do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC), um dos serviços que se manteve ativo, mesmo durante a pandemia.

Desde o início da propagação do SARS-CoV-2, a Sociedade realizou dois levantamentos. O último deles, acaba de ser publicado no Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT) – edicão especial dos Anais do XXV Congresso da SBTMO 2021 nosso evento anual, que ocorrerá de 5 a 9 de outubro. O artigo traz os dados da prática de 54 dos 86 centros qualificados a realizar o TMO no país, o que equivale a 62,7%. Você pode conferir a íntegra do estudo e seus resultados aqui, na página 62 do periódico

O trabalho foi um dos selecionados para apresentação oral e será apresentado no dia 6 de outubro por Barroso, que é autor principal do estudo, na sessão de resumos, que acontecerá a partir de 8:00, na sala virtual 03. Saiba mais sobre o Congresso aqui www.congressosbtmo.org.br


Notícias Recentes

Notícias

Presidente da SBTMO promove aproximação Brasil – Portugal


admin, 6 de dezembro de 2022

Notícias

Encerramento do Encontro Regional SBTMO – Edição Paraná


Bruna, 28 de novembro de 2022

Notícias

Acaba de ser publicado o Vol. 3 No. 2 (2022): Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT)!


Bruna, 24 de novembro de 2022

Notícias

Sessão conjunta histórica sobre terapia celular e TMO entre SBTMO e ABHH aconteceu hoje, 28/10, no Hemo 2022


Bruna, 28 de outubro de 2022