Novo teste para candidatos ao TCTH é incorporado no SUS


Novo teste para candidatos ao transplante de células tronco hematopoiéticas é incorporado no SUS: Teste IGRA para diagnóstico da infecção latente por tuberculose 

É com imenso prazer que anunciamos a incorporação do Teste Igra no SUS, para detecção de tuberculose latente. 

A portaria SCTIE/MS nº 50, de 11 de novembro de 2020, tornou pública a decisão de incorporar o teste de liberação de interferon-gama (interferon gamma release assay – IGRA) para detecção de tuberculose latente em pessoas vivendo com HIV, crianças em contato com casos de tuberculose ativa e pacientes candidatos a transplante de células-tronco. 

Cabe também informar que a recomendação preliminar de incorporação ao Rol da ANS / 2020 também foi favorável. Por meio da Nota técnica SEI/ANS – 18017536 – A ANS recomendou a incorporação do teste de liberação interferon gama para a detecção de tuberculose latente, nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com e sem obstetrícia) e referência com diretriz de utilização. 

Àqueles que contribuíram e fizeram parte desta conquista o nosso sincero agradecimento. Aos demais colegas, #ficaadica dessa nova alternativa de prescrição para o rastreio da TB. 

Importante ressaltar que em receptores de TCTH estima-se que a incidência de TB seja no mínimo o dobro e até 40 vezes maior do que na população em geral, principalmente em países com alta endemicidade de TB, como é o caso do Brasil. Portanto, a investigação da ILTB é etapa mandatória na consulta pré-transplante para avaliação do risco de reativação pós-TCTH. 

Associada a outros antecedentes epidemiológicos, o teste de IGRA vai auxiliar nas decisões referentes a indicação de quimioprofilaxia da TB ou de direcionamento para diagnóstico precoce de TB dos pacientes identificados como ILTB na avaliação pré-TCTH. 

Fonte: http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2020/Relatorio_IGRA_ILTB_CP_47_2020_GLMA.pdf

Neste ano, será lançado um projeto educativo em relação ao tema em questão. Fique atento aos informativos da SBTMO!


Notícias Recentes

Notícias

Ricardo Pasquini recebe prêmio Mechtild Harf Science


admin, 23 de junho de 2022

Notícias

Já estão disponíveis on-demand as aulas do Encontro Regional SBTMO – Edição Minas Gerais


admin, 23 de junho de 2022

Internacional

Estudo brasileiro de Mieloma é Best Abstract no Tandem Meetings 2022


admin, 28 de abril de 2022

Internacional

Especial: GT GDS SBTMO no TANDEM Meetings 2022


admin, 28 de abril de 2022