Novo teste para candidatos ao TCTH é incorporado no SUS
Novo teste para candidatos ao transplante de células tronco hematopoiéticas é incorporado no SUS: Teste IGRA para diagnóstico da infecção latente por tuberculose
É com imenso prazer que anunciamos a incorporação do Teste Igra no SUS, para detecção de tuberculose latente.
A portaria SCTIE/MS nº 50, de 11 de novembro de 2020, tornou pública a decisão de incorporar o teste de liberação de interferon-gama (interferon gamma release assay – IGRA) para detecção de tuberculose latente em pessoas vivendo com HIV, crianças em contato com casos de tuberculose ativa e pacientes candidatos a transplante de células-tronco.
Cabe também informar que a recomendação preliminar de incorporação ao Rol da ANS / 2020 também foi favorável. Por meio da Nota técnica SEI/ANS – 18017536 – A ANS recomendou a incorporação do teste de liberação interferon gama para a detecção de tuberculose latente, nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com e sem obstetrícia) e referência com diretriz de utilização.
Àqueles que contribuíram e fizeram parte desta conquista o nosso sincero agradecimento. Aos demais colegas, #ficaadica dessa nova alternativa de prescrição para o rastreio da TB.
Importante ressaltar que em receptores de TCTH estima-se que a incidência de TB seja no mínimo o dobro e até 40 vezes maior do que na população em geral, principalmente em países com alta endemicidade de TB, como é o caso do Brasil. Portanto, a investigação da ILTB é etapa mandatória na consulta pré-transplante para avaliação do risco de reativação pós-TCTH.
Associada a outros antecedentes epidemiológicos, o teste de IGRA vai auxiliar nas decisões referentes a indicação de quimioprofilaxia da TB ou de direcionamento para diagnóstico precoce de TB dos pacientes identificados como ILTB na avaliação pré-TCTH.
Fonte: http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2020/Relatorio_IGRA_ILTB_CP_47_2020_GLMA.pdf
Neste ano, será lançado um projeto educativo em relação ao tema em questão. Fique atento aos informativos da SBTMO!