JBMTCT – Palavra do autor




Como contribuir para que potenciais doadores de medula óssea de regiões afastadas dos grandes centros, como no interior de Pernambuco, tenham acesso a informações sobre TMO e ao cadastro de doadores e possam aderir ao registro também?

Para responder a esta questão, acadêmicos de enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco- Campus Pesqueira (PE), realizaram um projeto de extensão para captação e sensibilização de potenciais doadores de medula óssea em Pesqueira.

Os resultados foram publicados no artigo Registration of new potential bone marrow donors, publicado no Vol. 3 No. 2 (2022). Conversamos com a autora principal do estudo, Vania Holanda Xavier. Conheça as razões que motivaram o grupo a desenvolver esta pesquisa

“Idealizar e desenvolver esse projeto, que resultou no artigo intitulado CADASTRO DE NOVOS POTENCIAIS DOADORES DE MEDULA ÓSSEA: EXPERIÊNCIA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO”, sem dúvidas foi uma experiência única. Sensibilizou não só a região onde o estudo foi desenvolvido, como também teve um alcance e adesão não esperados das localidades vizinhas”

Além de ofertar as informações necessárias sobre o assunto à população, foi possível disponibilizar o meio para que essas pessoas que tinham o interesse em ser doadores de medula óssea pudessem ter o acesso facilitado ao cadastro no banco de dados.

Concretizamos então esse anseio, evitando a perda de potenciais doadores, assim transformando em um gesto de amor ao próximo e oportunizando um possível transplante de medula óssea, ao mesmo tempo em que pudemos humanizar e trazer esperança para a população.”

Acesse a íntegra do artigo Registration of new potential bone marrow donors – https://www.jbmtct.com.br/seer/index.php/jbmtct/article/view/161/120


Notícias Recentes

Presidente da SBTMO, Fernando Barroso Duarte, esclarece em reportagem do Estadão como é o procedimento


28 de março de 2024

SBTMO 2024: José de Alencar & Iracema


26 de março de 2024

SBTMO 2024 apresenta: sala Fagner e Nelson Hamershlak


29 de fevereiro de 2024

O Grupo de Trabalho de Gerentes de Dados da SBTMO também está no #Tandem24!


23 de fevereiro de 2024