JBMTCT apresenta: Palavra do Autor | com Simone Lermontov
autora principal do estudo “Evaluation of Predictability of Bone Marrow Cellularity from related and unrelated donors”*, publicado no Vol. 3 No. 2 (2022): Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy – *JBMTCT* – periódico científico oficial da SBTMO
*UMA BOA COLETA!* Para alcançar um transplante de células-tronco hematopoiéticas bem-sucedido, um número mínimo de células nucleadas totais (CNT) deve ser obtido durante o procedimento de colheita de medula óssea (MO).
Partindo deste horizonte, pesquisadores do Centro de Transplante de Medula óssea do Instituto Nacional de Câncer (CEMO/INCA) desenvolveram um estudo observacional retrospectivo, incluindo doadores e receptores de MO de 2017 a 2019.
No “JBMTCT – Palavra do Autor” de hoje, você confere qual foi o propósito do grupo, com a autora principal do estudo “Evaluation of Predictability of Bone Marrow Cellularity from related and unrelated donors”, Simone Lermontov.
“Nosso objetivo foi avaliar a previsibilidade das células nucleadas totais da medula óssea coletada a partir de uma amostra intermediária retirada durante o procedimento e avaliar fatores relacionados a uma boa coleta.
Os resultados demonstram a importância de quantificar essas células durante o transoperatório, a fim de diminuir o tempo do procedimento e os riscos para o doador.
Um artigo que reflete o trabalho conjunto da equipe multiprofissional do Centro de Transplante de Medula óssea do Instituto Nacional de Câncer (CEMO/Inca)” – Simone Lermontov
Acesse a íntegra do estudo em https://www.jbmtct.com.br/seer/index.php/jbmtct/article/view/164/121
#JBMTCT #TCTH