Desabastecimento de Melfalano
Nota oficial conjunta
ABHH, SBTMO e SOBOPE alertam para o desabastecimento do melfalano no Brasil
A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) vem por meio desta nota conjunta tornar pública sua consternação em relação ao desabastecimento do melfalano.
O fármaco está em falta no país e pacientes com mieloma múltiplo que têm indicativo de um transplante de medula óssea já estão sofrendo os impactos. Para se ter uma ideia, segundo o registro da ABTO/RBT, em 2020 foram realizados 1.927 transplantes de medula óssea autólogos, dos quais 70% para mieloma múltiplo, o que equivale a um total de 1349 casos. Com base nos indicadores do último ano, a estimativa da demanda por melfalano seria de 5.396 frascos do medicamento (visto que são utilizadas em média 4 unidades por paciente).
No último dia 17 de março, a empresa responsável pela distribuição do fármaco, a Aspen Pharma, informou em resposta às entidades que o processo de importação estava concluído, e seguia em análise, com “perspectiva de liberação para comercialização na primeira semana de abril, o que ainda não há sinais de que venha a se concretizar”.
Com base nesta expectativa, vimos por meio desta, solicitar publicamente às autoridades regulatórias a liberação imediata do melfalano para que os serviços de transplante de medula óssea possam ser reabastecidos.
Ressaltamos que esta não é a primeira vez que ocorre a falta deste fármaco, o que torna urgente encontrar soluções para que esta situação pare de se repetir, sob pena de colocar em risco a vida dos pacientes que dele necessitam.
São Paulo, 05 de abril de 2021.
Atenciosamente,
Dante Langhi, presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH)
Angelo Maiolino, diretor do Comitê de Acesso a Medicamentos e de Mieloma Múltiplo da ABHH
Nelson Hamerschlak, presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO)
Fernando Barroso, diretor SBTMO e presidente eleito 2021-2024
Cláudio Galvão, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE)
