Covid no contexto do TCTH – como estamos após um ano de pandemia?
Publicado em 09/04/2021
Participe do Levantamento dos protocolos de TCTH nas unidades brasileiras frente a pandemia SARS-CoV-2 – edição 2021
A SBTMO lança nova edição do “Levantamento dos protocolos de transplante de células tronco hematopoiéticas nas unidades Brasileiras frente a pandemia pelo SARS-CoV-2”.
Por isso, convidamos os coordenadores dos centros de TCTH a acessarem aqui e responderem ao questionário virtual até o dia 21 de abril.
“Nosso propósito é atualizar os dados coletados entre maio e junho de 2020, ocasião em que houve adesão de 51 serviços habilitados a realizar o procedimento no país, o que representou aproximadamente 80% dos transplantes feitos nacionalmente”, esclareceu o pesquisador principal da pesquisa, Fernando Barroso, do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e diretor da SBTMO.
Os resultados de 2020 foram publicados na 2ª edição do periódico Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTC), no artigo “Análise comparativa dos dados sobre a influência da pandemia Sars-cov-2 no transplante de medula óssea e os protocolos adotados no Brasil entre maio e junho de 2020”, e apresentados oralmente por Barroso nos Congressos da SBTMO 2020 e no EBMT 2021.
Assista abaixo ao vídeo da apresentação de Barroso no SBTMO 2020 em nossa TMOTECA no youtube
Contamos com você! Queremos compreender como a pandemia têm impactado na prática diária das equipes de TMO e no manejo dos pacientes e, também, saber quais protocolos vêm sendo adotados.