Atualização do Summary Slides do TCTH brasileiro publicada na JBMTCT


Acaba de ser publicada no Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT), periódico científico oficial da SBTMO, a atualização do Summary Slides do TCTH brasileiro.

O artigo “Current Use And Outcomes Of Hematopoietic Stem Cell Transplantation: Brazilian Summary Slides”, apresenta os dados coletados de 2012 a 2021, período em que 7.982 procedimentos foram relatados ao CIBMTR de 31 centros de transplante brasileiros.

Confira também mais informações no webinar de lançamento do Summary Slides de 2022. O material está disponível a todos no canal do youtube da SBTMO também.

Por que é preciso reportar dados e fazer parte do RBTCTH?

O TCTH é uma terapia que pode ser a única opção para curar muitas doenças hematológicas malignas e não malignas, bem como prolongar a sobrevivência de muitos pacientes.

Conhecer os indicadores do TCTH, que envolvem os procedimentos realizados a cada ano, é crucial para se compreender o cenário do TCTH no Brasil e promover o aperfeiçoamento da prática, bem como a melhora nos resultados alcançados. O primeiro programa de TCTH na América Latina teve início em 1979, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Desde então, o número de centros que realizam transplantes no país aumentou, gerando a necessidade de conhecer os resultados dessa modalidade de tratamento e, com isso, compreender o cenário do TCTH em nosso País.

O Brasil possui um grande programa de TCTH, com 126 equipes em 86 centros transplantadores reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Mas, ainda nem todos os centros brasileiros reportam dados ao CIBMTR.

Atualmente, temos em nosso protocolo científico 72 centros de TCTH aprovados pela CONEP. Atualmente 30% (44) dos centros não-EUA no CIBMTR são brasileiros, tendo como representatividade do “n” total de centros do CIBMTR, 8%

A parceria entre a SBTMO e o CIBMTR, que conta com o apoio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), possibilitou o retorno dos dados brasileiros cadastrados no CIBMTR, por meio do Data Back to Center (DBtC), de forma padronizada e organizada. E, a consolidação do Registro Brasileiro de TCTH (RBTCTH) utilizando a infraestrutura CIBMTR, permitiu o desenvolvimento e atualização do primeiro Summary Slides brasileiro de 2021, cujos indicadores podem ser acessados neste novo artigo da JBMTCT.


Notícias Recentes

Notícias

Encerramento do Encontro Regional SBTMO – Edição Paraná


Bruna, 28 de novembro de 2022

Notícias

Acaba de ser publicado o Vol. 3 No. 2 (2022): Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT)!


Bruna, 24 de novembro de 2022

Notícias

Sessão conjunta histórica sobre terapia celular e TMO entre SBTMO e ABHH aconteceu hoje, 28/10, no Hemo 2022


Bruna, 28 de outubro de 2022

Notícias

Nossa 1ª participação no #Hemo2022 aconteceu na tarde de hoje!


admin, 26 de outubro de 2022