Adriana Seber recebe CIBMTR Distinguished Service Award




Brasileira se torna a 1ª mulher a receber a honraria e a quarta representante do TCTH latino-americano a ganhar a distinção. O primeiro a ser agraciado foi Dr. Ricardo Pasquini, em 2010.

A vice-presidente da SBTMO, Dra. Adriana Seber, recebeu o “CIBMTR Distinguished Service Award”, em cerimônia que aconteceu no dia 25 de abril, durante o Tandem Meetings | Transplantation & Cellular Therapy Meetings of ASTCT™ and CIBMTR®, realizado em Salt Lake City (Utah; EUA).

Esta é a primeira vez que uma mulher recebe a honraria, que é cedida àqueles que se destacam por suas contribuições no âmbito das pesquisas do CIBMTR em uma ou mais das seguintes áreas: promoção da pesquisa em TCTH e cuidados clínicos em países em desenvolvimento; ampliar a disponibilidade de transplantes; divulgar resultados de pesquisas para médicos e pacientes a fim de melhorar os resultados e a qualidade de vida; e, também, que colaboram com organizações para aumentar a troca de dados e a colaboração em pesquisa em todo o mundo.

Este prêmio significa muito para a América Latina. Até o momento apenas quatro latino-americanos foram agraciados com a honraria, sendo dois deles brasileiros: o primeiro, em 2010, foi o Dr. Ricardo Pasquini; e, agora, em 2022, foi a vez de Dra. Adriana Seber.  Além deles, dois mexicanos receberam a distinção.

Seber, que atua no serviço de TCTH do Samaritano Higienópolis e no IOP-GRAAC-Unifesp, considerou o momento muito especial, não apenas para ela, mas para todos aqueles que têm atuado no gerenciamento de dados nos serviços de transplantes brasileiros. Em seu discurso, de agradecimento, ela compartilhou que acredita fortemente ser fundamental conhecer os resultados que vêm sendo alcançados nos centros transplantadores nacionais para que haja aperfeiçoamento da prática e melhora nos cuidados com os pacientes. E, isso só é possível por meio do registro de dados. Ela pondera, entretanto, que no Brasil ainda não há gerenciadores de dados suficientes para atender a demanda e espera que com os treinamentos de capacitação que vêm sendo empreendidos, bem como os esforços do Grupo de Trabalho dos Gerenciadores de Dados da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO), essa realidade possa vir a mudar.

Em nome do GTGD da SBTMO, o gerente de dados Anderson Simione, gravou um vídeo-depoimento parabenizando a Dra. Adriana Seber. Confira

Continue acompanhando as comunicações da SBTMO e fique por dentro da participação dos brasileiros no Tandem Meetings 2022.


Notícias Recentes

Presidente da SBTMO, Fernando Barroso Duarte, esclarece em reportagem do Estadão como é o procedimento


28 de março de 2024

SBTMO 2024: José de Alencar & Iracema


26 de março de 2024

SBTMO 2024 apresenta: sala Fagner e Nelson Hamershlak


29 de fevereiro de 2024

O Grupo de Trabalho de Gerentes de Dados da SBTMO também está no #Tandem24!


23 de fevereiro de 2024