Adriana Seber recebe CIBMTR Distinguished Service Award


Brasileira se torna a 1ª mulher a receber a honraria e a quarta representante do TCTH latino-americano a ganhar a distinção. O primeiro a ser agraciado foi Dr. Ricardo Pasquini, em 2010.

A vice-presidente da SBTMO, Dra. Adriana Seber, recebeu o “CIBMTR Distinguished Service Award”, em cerimônia que aconteceu no dia 25 de abril, durante o Tandem Meetings | Transplantation & Cellular Therapy Meetings of ASTCT™ and CIBMTR®, realizado em Salt Lake City (Utah; EUA).

Esta é a primeira vez que uma mulher recebe a honraria, que é cedida àqueles que se destacam por suas contribuições no âmbito das pesquisas do CIBMTR em uma ou mais das seguintes áreas: promoção da pesquisa em TCTH e cuidados clínicos em países em desenvolvimento; ampliar a disponibilidade de transplantes; divulgar resultados de pesquisas para médicos e pacientes a fim de melhorar os resultados e a qualidade de vida; e, também, que colaboram com organizações para aumentar a troca de dados e a colaboração em pesquisa em todo o mundo.

Este prêmio significa muito para a América Latina. Até o momento apenas quatro latino-americanos foram agraciados com a honraria, sendo dois deles brasileiros: o primeiro, em 2010, foi o Dr. Ricardo Pasquini; e, agora, em 2022, foi a vez de Dra. Adriana Seber.  Além deles, dois mexicanos receberam a distinção.

Seber, que atua no serviço de TCTH do Samaritano Higienópolis e no IOP-GRAAC-Unifesp, considerou o momento muito especial, não apenas para ela, mas para todos aqueles que têm atuado no gerenciamento de dados nos serviços de transplantes brasileiros. Em seu discurso, de agradecimento, ela compartilhou que acredita fortemente ser fundamental conhecer os resultados que vêm sendo alcançados nos centros transplantadores nacionais para que haja aperfeiçoamento da prática e melhora nos cuidados com os pacientes. E, isso só é possível por meio do registro de dados. Ela pondera, entretanto, que no Brasil ainda não há gerenciadores de dados suficientes para atender a demanda e espera que com os treinamentos de capacitação que vêm sendo empreendidos, bem como os esforços do Grupo de Trabalho dos Gerenciadores de Dados da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO), essa realidade possa vir a mudar.

Em nome do GTGD da SBTMO, o gerente de dados Anderson Simione, gravou um vídeo-depoimento parabenizando a Dra. Adriana Seber. Confira

Continue acompanhando as comunicações da SBTMO e fique por dentro da participação dos brasileiros no Tandem Meetings 2022.


Notícias Recentes

SBTMO em Revista Jan-Abr 2023 já disponível


9 de maio de 2023

SBTMO NO EBMT 2023


8 de maio de 2023

Você sabe o que é o Transplante Haploidêntico? #SBTMOExplica


5 de maio de 2023

SIMBORA!🚨 Vem aí o Regional SBTMO – Edição Fortaleza. Virtual, o evento acontecerá dia 16 de junho, tendo como coordenadores científicos Fernando Barroso Duarte e Carmem Bonfim.


4 de maio de 2023