Acreditação

Sobre o Programa

O Programa de Acreditação em Terapia Celular FACT-SBTMO é uma iniciativa inédita no Brasil, fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e a Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy (FACT).

A acreditação terá validade de 3 anos.
O tempo estimado para concluir o ciclo de certificação é de 2 anos.

O programa foi elaborado levando em consideração a realidade dos serviços brasileiros, e inclusive, contando com o retorno dos 39 centros de TMO que responderam à Pesquisa Online da SBTMO, criada exatamente para esta finalidade de analisar as especificidades do cenário nacional dos serviços.

Há mais de 20 anos a FACT estabeleceu padrões internacionais para coleta, processamento e administração de produtos de terapia celular hematopoiética.

Vale mencionar que o Brasil foi o pioneiro na América Latina ao conquistar em 2012 a acreditação FACT do serviço do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), que inclusive já foi reacreditado em 2015 e 2018.

Além de nosso país, até o momento a FACT já acreditou programas de terapia celular em 6 países: Canada, México, Nova Zelândia, Austrália, Singapura, Estados Unidos. Vale ressaltar que a acreditação FACT é baseada nos standards FACT-JACIE (The Joint Accreditation Committee ISCT-Europe & EBMT), que é o único órgão de acreditação oficial da Europa no campo do TCTH e da terapia celular.

Manifestação de Interesse

Caso deseje manifestar seu interesse em ingressar no programa ou queira mais informações, envie os seguintes dados para a SBTMO – via sbtmo.fact@sbtmo.org.br

  • Nome do Serviço
  • Nome do Responsável
  • Endereço completo

Coloque no assunto da mensagem: “Acreditação FACT-SBTMO”

Materiais

8ª Edição FACT-JACIE Padrões para Terapia Celular: Coleta, Processamento e Administração

O que mudou? Confira as Principais Alterações nos Padrões entre a 7ª e 8ª edições

Nas versões inglês e português (vide abaixo), os documentos resumem as principais alterações apresentadas nesta 8ª e mais recente edição do “FACT-JACIE Padrões Internacionais para Terapia Celular: Coleta, Processamento e Administração”.

7ª Edição FACT-JACIE Padrões para Terapia Celular: Coleta, Processamento e Administração