JBMTCT 2022 em números

Apresentamos o ranking dos 10 artigos mais acessados e dos 10 países com mais acessos ao longo de 2022 no Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (#JBMTCT), o periódico oficial da SBTMO.

Nesse ano foram registrados mais de 5000 acessos ao periódico. Primeira revista científica da América Latina a adotar o TCTH como linha editorial exclusiva, a JBMTCT tem apresentado um crescimento exponencial ao longo de seus dois anos de existência. Para se ter ideia, entre os anos de 2020 e 2022, houve mais de 42 mil acessos, o que equivale a uma média de 300 acessos/dia. Acesse www.jbmtct.org.br e confira os artigos publicados ao longo deste período.

SBTMO apoia: Programa de Capacitação – Imunização no TCTH de A a Z do Hematolog

Com o objetivo de contribuir com a capacitação de todos os envolvidos nos cuidados aos pacientes em programas de Transplante de Células-Tronco Hemapoieticas, o Hematolog criou o “Programa de Capacitação – Imunização no TCTH de A a Z”, que conta o apoio educacional de nossa entidade, a SBTMO.

É possível conhecer o conteúdo programático do curso e assistir a primeira aula, apresentada em novembro de 2022, on-demand, na plataforma: https://hematolog.app/video/programa-educacional-imunizacao-no-tcth-de-a-a-z-conceitos-basicos/

Sob a coordenação da infectologista e associada da SBTMO, Clarisse Machado, o programa abordará aspectos referentes ao esquema vacinal no pré e pós TCTH. O propósito da iniciativa é possibilitar a todos ampliar os conhecimentos sobre imunização no contexto do TCTH.

Hospital Amaral Carvalho de Jaú alcança o Marco de 4 mil Transplantes de Medula Óssea

Nós, da SBTMO, parabenizamos a todos que compõe esta história que vem transformando a vida de pacientes e familiares!

Alcançar 4 mil transplantes de medula óssea é um grande marco!

O HAC-Jau é uma referência em nosso país, sobretudo, no âmbito do SUS!

Agora, vamos rumo aos 5 mil! #TMOJuntos

Presidente da SBTMO promove aproximação Brasil – Portugal

O presidente da SBTMO, Fernando Barroso Duarte, participou do XVI Congresso Português de Transplantação e XX Congresso Luso Brasileiro de TMO, que ocorreu em Cascais (Portugal), de 1º a 3 de dezembro.

Além de acompanhar a programação científica do evento, Duarte reuniu-se com Manuel M. Abecasis, pioneiro do TMO no País, coordenador do registro português de doadores de medula óssea e atual diretor do Departamento de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa e do Programa de Transplante de Medula Óssea.

O momento marcou a aproximação entre os países. Em breve a SBTMO deve promover atividades científico-educacionais com participação da comunidade de transplantadores portugueses.