Eleitos os novos coordenadores do GT de Pediatria da SBTMO/SOBOPE

É com muita alegria que anunciamos a todos que foram escolhidos os novos coordenadores do Grupo de TMO Pediátrico SBTMO/SOBOPE – período de 2021 a 2023:

A nova gestão será composta pelos colegas:

Coordenador:  Dr. Luiz Guilherme Darrigo Junior            

Vice-Coordenadora: Dra. Alessandra Gomes                                 

Secretária: Dra. Cilmara Kuwahara                                                  

Comitê Científico: Dra. Carmem Bonfim e Dra. Liane Daudt.

A Pediatria é um dos eixos que integram os GTs da SBTMO, juntamente com GEDECO; Citometria de Fluxo, Gerenciamento de Dados, Práticas de Laboratório e Terapia Celular.

A SBTMO deseja a todos uma excelente gestão!

Você já ouviu falar na “Síndrome Mielodisplásica”?

Hoje, 25 de outubro, é Dia Mundial da Conscientização sobre este, que é um tipo de câncer no sangue. Trata-se de um distúrbio de insuficiência da medula óssea, que ocorre quando a medula óssea não produz glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou plaquetas suficientes, ou quando as células sanguíneas produzidas estão danificadas ou defeituosas. Isso significa que o corpo não pode se abastecer com o sangue de que necessita.

A MDS Foundation, uma organização internacional de apoio aos pacientes e familiares com SMD, criou esta data para chamar a atenção da população mundial sobre a existência da doença, visto que o diagnóstico correto e precoce é fundamental para alcançar uma sobrevida, inclusive, livre da doença.

O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) é considerado a única maneira de potencialmente curar a SMD. Por isso, a SBTMO apoia esta campanha mundial, para ampliar as chances dos pacientes com SMD de alcançarem o tratamento adequado em tempo e, se houver indicativo de transplante, poder ser uma opção terapêutica segura. Entre os 32 centros que integram o grupo latino-americano de TCTH, o Brasil é o que possui maior índice de TCTHs realizados no período de 1988 a 2019.

A perspectiva é que haja de 22 a 45 casos por ano a cada 100.000 pessoas no mundo, o que inclui o Brasil. Mais comum entre a população de idosos, estima-se que 75% dos pacientes têm mais de 60 anos de idade. Por ser ainda subdiagnosticada, é difícil precisar o número exato de pessoas com SMD. Mas, atenção: embora mais raro, a doença também pode afetar pessoas mais jovens e, até mesmo, crianças.

Aproximadamente 30% dos pacientes com SMD podem evoluir para leucemia mieloide aguda (LMA), um tipo de câncer no sangue ainda mais agressivo. Por isso, as SMDs podem ser conhecidas como “pré-leucemia”. Como a maioria dos pacientes não desenvolve leucemia, a SMD costumava ser classificada como uma doença de baixo potencial maligno.

Os sintomas gerais associados à SMD podem incluir fadiga, tontura, fraqueza, hematomas e sangramento, infecções frequentes sem causa aparente e dores de cabeça.

A SMD tem características semelhantes às de outras doenças do sangue, como as anemias, que precisam ser consideradas antes de se chegar ao diagnóstico correto. Por isso, além de uma avaliação clínica completa, bem como análise do histórico do paciente, um exame da medula óssea (biópsia), é indicado quando as formas de anemia mais facilmente tratáveis já foram excluídas pela equipe médica.

A SBTMO apoia esta campanha mundial de Conscientização sobre SMD. Com conhecimento será possível ampliar as chances dos pacientes alcançarem o tratamento adequado em tempo e, se houver indicativo de transplante, que possa ser uma opção terapêutica segura.

Fontes de informações utilizados neste material:

What is MDS – MDS Foundation https://www.mds-foundation.org/what-is-mds/

Myelodisplastic Syndromes – Rare Diseases Organization – https://rarediseases.org/rare-diseases/myelodysplastic-syndromes/

What are Myelodysplastic Syndromes? American Cancer Society. https://www.cancer.org/cancer/myelodysplastic-syndrome/about/what-is-mds.html.

Duarte FB, Moura ATG, Funke VAM, Colturato VAR, Hamerschlak N, Vilela NC, Lopes LF, de Almeida Macedo MCM, Vigorito AC, de Almeida Soares RD, Paz A, Stevenazzi M, Diaz L, Neto AEH, Bettarello G, de Gusmão BM, Salvino MA, Calixto RF, Moreira MCR, Teixeira GM, da Silva CC, Simioni AJ, Lemes RPG. Impact of Treatment Prior to Allogeneic Transplantation of Hematopoietic Stem Cells in Patients with Myelodysplastic Syndrome: Results of the Latin American Bone Marrow Transplant Registry. Biol Blood Marrow Transplant. 2020 May;26(5):1021-1024. doi: 10.1016/j.bbmt.2020.01.030. Epub 2020 Feb 27. PMID: 32112981. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32112981/

Registro Brasileiro de TMO: você já conhece?

Você já conhece o “Registro Multicêntrico de Transplantes de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) autólogos e alogênicos para doenças malignas e não malignas realizados no Brasil e relatados no Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR)”?

Idealizada pela SBTMO em parceria com o CIBMTR, a iniciativa conta com o apoio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e tem como propósito desenvolver um Registro Brasileiro de TMO, que poderá inclusive gerar dados para o SNT e, também, para o RBT/ABTO, possibilitando o acesso a um panorama do TCTH nacional. Além disso, os centros participantes são certificados pela SBTMO, com o apoio do SNT.

Atualmente, o programa conta com um total de 56 centros aprovados pela CONEP para enviar os dados do TCTH ao CIBMTR (confira a lista de centros aqui) dos quais 28 já estão ativos no registro.

Participe! Para iniciar o processo, clique aqui e preencha a ficha de cadastro para obter os dados dos centros e CEPs, e fazer a inclusão de seu centro no estudo.

Você pode enviar uma mensagem manifestando o interesse em fazer parte do programa também para o e-mail: registrobrasileiro@sbtmo.org.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Confira também: Os primeiros resultados do estudo “Registro multicêntrico de Transplantes de Células – Tronco Hematopoéticas (TCTH) autólogos e alogênicos para doenças malignas e não malignas realizados no Brasil e relatados no Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR)” podem ser acessados, clicando no botão abaixo. 

Inédito, o material apresenta um balanço das ações e indicadores gerados com base nos dados coletados entre 2008 a 2019, junto a 24 centros de TCTH brasileiros, que reportaram seus dados ao registro neste período . Ao todo, foram registrados 7.264 Transplantes.

Nova diretoria da SBTMO é empossada

Tomou posse na noite de ontem, 8 de outubro, a nova diretoria da SBTMO. A solenidade ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinaria (AGO), que contou com a participação dos membros da agora diretoria anterior e dos associados adimplentes da entidade.

Compõem a gestão 2021-2024:

Fernando Barroso – Presidente
Adriana Seber – Vice-Presidente
Abrahão Hallack – 1º Tesoureiro
Afonso Vigorito – 1º Secretário
Gustavo Betarello – 2º Tesoureiro
Vaneuza Funke – 2ª Secretária

Em suas palavras de início de gestão, o novo presidente lembrou a todos que “Assim como no transplante, nossa Sociedade é feita por muitas mãos. E, é graças ao empenho de todos nós que temos crescido”.