SBTMO lança Projetos Educacionais 2021

Apresentamos a você os Projetos de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) para o ano de 2021.

* Encontros Regionais

* Programa Jovem Transplantador

Cada um deles tem como propósito contribuir com a formação e capacitação de nossos membros associados, bem como integrantes das equipes multidisciplinares e todos os demais envolvidos no campo do Transplante de Células-Tronco Hematopoieticas e Terapia Celular.

Confira a seguir as informações e agende-se!

PROGRAMA JOVEM TRANSPLANTADOR


Se você é estudante, residente médico, membro de ligas acadêmicas, médico ou faz parte de uma equipe multidisciplinar e tem interesse em desenvolver seus conhecimentos teóricos e práticos no campo do transplante de células-tronco hematopoiéticas e terapia celular, o Programa Jovem Transplantador da SBTMO  é para você!

Trata-se de uma iniciativa que possibilitará aos participantes ter acesso a conhecimentos que vão desde noções básicas do TCTH, aos aspectos complexos que envolvem o procedimento em sua rotina, até alcançar as perspectivas futuras do TMO com a Terapia Celular.

Quando?
A partir do dia 20 de julho a 28 de setembro, serão ministradas virtualmente 10 aulas de 1h de duração, sempre às terças-feiras.  

Clique aqui e conheça a programação educacional do Programa
 

ENCONTROS REGIONAIS

Tradicional no calendário de atividades da SBTMO, os Encontros Regionais têm como objetivo disseminar o conhecimento teórico e prático do TCTH e Terapia Celular nas diferentes localidades do País.

Neste ano, as atividades serão todas virtuais, o que possibilitará a integração de participantes de qualquer região, ampliando ainda mais o acesso às informações que serão disseminadas por palestrantes nacionais e internacionais.

Os regionais são voltados aos médicos hematologistas, em geral transplantadores, chefes de serviços, médicos assistentes e médicos residentes, além da equipe multidisciplinar envolvida com TMO.

Quando?
SUL | PORTO ALEGRE
Data: 27/05 e 28/05
Coordenação: Lúcia Silla

NORTE-NORDESTE | FORTALEZA & I Encontro de TCTH em SMD da América Latina
Data:  02/07 e 03/07
Coordenação: Fernando Barroso
Confira a programação completa e conheça os convidados aqui


CENTRO-OESTE| BRASÍLIA
Data:  27/08
Coordenação: Gustavo Bettarello

NORTE-NORDESTE | BAHIA
Data:  12/11
Coordenação: Marco Salvino

INFORMAÇÕES GERAIS 
As inscrições* de ambos os Projetos terão início em breve. Fique atento as nossas redes sociais e notícias no site. 

SBTMO realiza o webinar Tuberculose: o que precisamos saber sobre a infecção latente no contexto do TCTH

Encontro acontecerá dia 6/04, às 19h. Inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para o webinar “Tuberculose: o que precisamos saber sobre a infecção latente no contexto do TCTH?”. O encontro será realizado ao vivo na próxima semana, na terça-feira, dia 6 de abril, às 19h00, tendo como palestrante a infectologista e membro da SBTMO, Clarisse Machado.

Na programação, serão abordados aspecto referentes ao cenário da TB no Brasil e em TCTH e, também, pontos referentes ao diagnóstico atual da infecção latente.

Garanta já sua vaga acessando este link http://bit.ly/sbtmo-webinar-tuberculose-tcth O encontro será voltado a todos os especialistas que integram as equipes multi, e conta com o apoio educacional da Qiagen.⠀⠀

LEVANTAMENTO INÉDITO
Inclusive, se você é coordenador de centro de TCTH, convidamos você a participar de um levantamento inédito que nos possibilitará compreender melhor a experiência de seu serviço com relação à TB. O questionário está disponível neste link http://bit.ly/sbtmo-gedeco-tuberculose-TCTH-pesquisa e deve ser respondido até 1º de abril.

Confira esta mensagem especial da Dra. Clarisse sobre o assunto

Brasil no EBMT 2021

Com participação em palestras e nas sessões de apresentação oral e e-pôster, brasileiros integram mais uma edição do encontro europeu de TCTH

Teve início no dia 14 de março o 47º Encontro Anual do European Bone Marrow Transplantation (EBMT 2021). Em mais uma edição, o Brasil foi representado tanto por meio da apresentação de trabalhos submetidos e aceitos nas modalidades oral e e-pôster, quanto na programação educacional e científica, participando como palestrantes.

Na categoria e-pôster, estão os trabalhos Long Term Survivors After Allogeneic Haematopoietic Stem Cell Transplantation In Childhood And Adolescence In a Developing Country: How Are They Now?, de  autoria de Priscila Oliveira da Silva, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; e Pandemic Lessons Of Covid 19 In Northeast Of Brazil, que tem como autor principal, Karine Sampaio, do Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará.

Na categoria apresentação oral, está o trabalho do diretor da SBTMO, Fernando Barroso (HUWC-UFC – EBSERH)Influence Of The Sars-cov-2 Pandemic On Bone Marrow Transplantation Centers And The Protocols Adopted In Brazil Between May And June 2020, sendo o único trabalho latino selecionado na sessão Covid.

Já na grade científica, integraram o programa como palestrantes, Carmem Bonfim (Hospital Pequeno Príncipe e HC-UFPR) que apresentou experiência do Brasil/SBTMO em transplante haploidêntico em anemia aplástica durante a sessão conjunta do Latin American Bone Marrow Transplantation Group (LABMT). Ela também apresentará, no dia 17, na sessão de falências medulares, uma aula sobre o TMO haplo em anemia de FanconiRenato Luis Guerino Cunha, (HC-FMRP-USP) que falou sobre CAR T-Cells e TCTH na América Latina, durante a Sessão do Comitê Global, que abordou o papel da terapia CAR T no contexto do TCTH no mundo; e, Vanderson Rocha (HC-FMUSP), que durante o programa de indicação do TMO para doenças pediátricas não malignas, falou sobre o uso do Sangue de cordão neste contexto.

Houve ainda durante o Simpósio Presidencial do Congresso, menção de agradecimento à contribuição como co-investigadores aos pesquisadores brasileiros Nelson Hamerschlak (HIAE), Vanderson Rocha (HC-FMUSP) e Juliana Folloni Fernandes (ITACI – Instituto da Criança – HCFMUSP), no trabalho “Improved Clinical Outcomes with Omidubicel versus Standard Myeloablative Umbilical Cord Blood Transplantation: Results of a Phase III Randomized, Multicenter Study, que foi apresentado na sessão.

E, no estudo “Elivaldogene Autotemcel (eli-cel, Lenti-D) Gene Therapy for the Treatment of Cerebral Adrenoleukodystrophy: Updated Results from the Phase 2/3 ALD-I02 Study and First Report on Safety Outcomes from the Phase 3 ALD-I04 Study, a menção de agradecimento foi direcionada à contribuição da equipe do ITACI – Instituto da Criança – HC-FMUSP, na figura da pesquisadora Juliana Folloni Fernandes.

Virtual, o encontro segue até o dia 17/03, congregando especialistas de todo o mundo. Aos congressistas, é possível acompanhar às atividades além de ao vivo, também on-demand, por meio da plataforma oficial do evento. Confira o pdf do programa oficial aqui   

Caso você tenha trabalhos que foram selecionados e não foram mencionados acima, escreva para nossa equipe de comunicação compartilhando seu abstract. comunicacao@sbtmo.org.br

Registro Multicêntrico de TCTH Brasileiro: participe do protocolo da SBTMO

SBTMO convida os centros de transplante de medula óssea a participar do estudo: Registro multicêntrico de TCTH

Junte-se aos mais de 30 serviços brasileiros que já integram o Protocolo

Está em andamento no Brasil o estudo: “Registro multicêntrico de Transplantes de Células – Tronco Hematopoéticas (TCTH) autólogos e alogênicos para doenças malignas e não malignas realizados no Brasil e relatados no Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR)”.

Em nome do Dr. Nelson Hamerschlak, investigador principal da referida pesquisa, convidamos o seu centro a integrar este protocolo de pesquisa, desenvolvido pela SBTMO, em parceria com o CIBMTR e Hospital Israelita Albert Einstein.

Atualmente, são 33 centros que participam do estudo (tabela 1 – abaixo), e parte desses centros já estão registrando os dados no CIBMTR, parte em processo de regularização ética em seus CEPs. Em 2019, 63% do Registro Brasileiro de Transplante (RBT) foram provenientes desses centros que fazem parte do estudo e que usam o CIBMTR como base de dados.

Junte-se a nós, sua participação é muito importante! Unindo esforços, será possível compreendermos nossas características clínico-epidemiológicas, desfechos e complicações observadas nos pacientes submetidos a essas modalidades de tratamentos no Brasil.

Para ter mais informações e ingressar no estudo, acesse a Carta Convite aqui e entre em contato com o Grupo de Trabalho de Gerente de Dados (GTGD) da SBTMO no e-mail: gdbrasil@sbtmo.org.br

(clique aqui para ampliar a tabela)

Sobre o CIBMTR
O CIBMTR (Center for International Blood & Marrow Transplant Research) foi criado em julho de 2004 e desempenha um papel fundamental no processo de compilação, gerenciamento e análise de dados.

Com o Data Back to Center (DBtC) do CIBMTR, cada centro pode ter o retorno dos seus próprios dados e avaliarem as análises dos dados reportados, como as curvas de sobrevida dos pacientes com suas devidas complicações e desfechos. Esses resultados ajudarão o seu centro a identificar pontos de melhorias no processo de TMO, melhorando também seus indicadores de qualidade. Reportar os dados no CIBMTR também é um dos padrões do FACT, uma acreditação internacional de qualidade em programas clínicos de TMO.

Como é identificada a tuberculose em receptores de TCTH em seu centro?

A SBTMO, juntamente com o Grupo de Trabalho de Doença do Enxerto-Contra Hospedeiro (GeDECO), conta com você para que juntos possamos compreender melhor a realidade de cada serviço no país no que diz respeito ao rastreio desta infecção.

Para tanto, elaboramos um questionário que nos permitirá analisar o cenário atual, que está disponível neste link http://bit.ly/sbtmo-gedeco-tuberculose-TCTH-pesquisa (*tempo estimado para responder à pesquisa até 5-10 min). Contamos com suas respostas e participação neste levantamento inédito até o dia 26 de março.

Estima-se que entre receptores de TCTH, a incidência de TB seja no mínimo o dobro e até 40 vezes maior do que na população em geral, principalmente em países com alta endemicidade de TB, como é o caso do Brasil. Portanto, a investigação da doença no pré-transplante é crucial para avaliação do risco de reativação pós-TCTH.

Desde já agradecemos e ficamos à disposição para eventuais dúvidas!

Atenciosamente
SBTMO e GeDECO