Pacientes de diabetes e anemia falciforme beneficiados com TMO
13/07/2011
O Transplante de Medula Óssea (TMO), que beneficia pacientes com doenças oncohematológicas como linfomas, leucemias e mielomas, também passou a ser indicado para casos de diabetes e anemia falciforme. A informação é do diretor da Sociedade Brasileira de Medula Óssea (SBTMO), Dr. Luis Fernando Bouzas, que participou de mesa redonda sobre TMO no encerramento do III Congresso Pan-Amazônico de Hematologia e Hemoterapia, em Belém. Dez pacientes com anemia falciforme e aproximadamente 20 com diabetes já foram submetidos a esse procedimento.
Além desses casos, pacientes com escleroses múltiplas e sistêmicas, lúpus eritematoso, entre outros, também podem ser beneficiados com essa terapia, realizada em centros especializados (são 65 centros em todo o Brasil). “Agora, o procedimento precisa ainda ser aprovado pela Comissão de Ética e Pesquisa e, em seguida, pelo Ministério da Saúde”, relatou.
Este é um dos temas a serem debatidos durante o XV Congresso da SBTMO que será realizado de 11 a 14 de agosto, no Rio de Janeiro.