TMO completa 25 anos no Hospital Albert Einstein
29/06/2012

Em 2012 é comemorada a data dos 25 anos do primeiro transplante de medula óssea realizado no Hospital Israelita Albert Einstein. O Instituto de Oncologia e Hematologia do Hospital foi pioneiro no transplante usando células-tronco de cordão umbilical, no primeiro transplante com células-tronco de cordão umbilical para adulto (com dois cordões) e no transplante de medula feito após os 60 anos.

VI Simpósio de Transplante de Medula Óssea
Entre os dias 21 e 23 de junho, o Hospital realizou o VI Board Review em Hematologia e Hemoterapia, juntamente com o VI Simpósio de Transplante de Medula Óssea.

Alguns dos temas de destaque foram as aplicações da medicina integrativa na Oncologia; atualizações sobre Doença Enxerto-contra-hospedeiro crônica e aguda – profilaxia e tratamentos; novidades na indicação do condicionamento mieloablativo (uso de altas doses de quimioterapia ou radioterapia antes do transplante com células-tronco hematopoiéticas) e não mieloablativo (uso de baixas doses); vacinas em imunoterapia para transplante de medula óssea e a recidiva pós-transplante.