Presidente da SBTMO participa de Fórum sobre Residência Médica
15/06/2012

 O presidente da SBTMO, Frederico Dulley, participou do I Fórum de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia, realizado em 29 de maio, em Campinas (SP). Na ocasião, foram discutidos aspectos relacionados à qualidade dos programas de formação da especialidade e possíveis iniciativas que possam contribuir para o aperfeiçoamento dos cursos de pós-graduação.

O encontro reuniu representantes de 14 instituições de ensino nas quais há implantado PRM. Da região sudeste, participaram UNICAMP; USP (Ribeirão Preto); USP-SP Santa Casa; Hemorio; INCA; UFRJ; UFMG; UFPR e a HCPA/UFRGS; da região nordeste, a FBA; UFC; e da região norte, o Hemocentro do Amazonas.

Presente no Fórum, a secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Maria do Patrocínio Tenório Nunes, apresentou um levantamento da Comissão, referentes ao período de 2009/2010, no qual as áreas de maior interesse dos estudantes se concentram em áreas como dermatologia, ortopedia, radiologia e psiquiatria.

No caso da Hematologia/Hemoterapia os dados apontam para um total de 47 PRMs na especialidade distribuídas em 12 estados da Federação, sendo 130 vagas para R1 e R2 e duas para R3. No caso de opcional em TMO, há um total de 12 programas, sendo 20 vagas em R3 disponíveis em Minas Gerais; Paraná; Rio Grande do Sul; e São Paulo.

Confira balanço completo publicado no site da ABHH, entidade organizadora do encontro