SBTMO lança Concurso de Fotografia “40 anos de Transplante de Medula Óssea no Brasil”
16/04/2019
 
Inscrições vão até 31 de maio. Confira as normas e saiba como participar dessa iniciativa.  
 
Com o objetivo de celebrar os 40 anos desde que foi realizado o primeiro transplante de medula óssea no Brasil, a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) lançou o Concurso de Fotografia “40 anos de Transplante de Medula Óssea no Brasil”. As inscrições são online e podem ser realizadas até o dia 31 de maio no site http://sbtmo2019.com.br/concurso-de-fotografia-sbtmo-2019/
 
Para o coordenador do Concurso, o médico hematologista e membro da Sociedade, Dr. Mair de Souza, a iniciativa tem como proposta demonstrar por meio de imagens o que representa o TMO na vida das pessoas, sejam elas pacientes, familiares, médicos e profissionais que compõem as equipes multidisciplinares, bem como todos aqueles que se sentem conectados com a realidade do transplante de medula óssea no país. “Nossa proposta é compartilharmos os diferentes olhares que há sobre o TMO e, assim, contar a história que vivenciamos nessas quatro décadas”, esclarece Souza.
Confira abaixo algumas das principais informações e participe! 
 
Quem pode participar do Concurso? 
 
Todos podem participar da iniciativa. Desde pacientes, doadores e cuidadores, dos diferentes serviços de transplantes de órgãos e medula óssea do país (ou de fora do Brasil); profissionais de saúde, envolvidos com transplantes de órgãos e medula óssea ou terapia celular; e, também, público em geral.
 
Como participar: 
 
O concurso prevê duas diferentes seções temáticas: Tema Livre e/ou relacionado aos transplantes: “Tolerância, Coexistência e Resiliência”. Cada participante pode inscrever-se com até 02 (duas) fotografias, em cada seção temática. 
É possível se inscrever até o dia 31 de maio e enviar o material por meio do da página http://sbtmo2019.com.br/concurso-de-fotografia-sbtmo-2019/. (Atenção: caso você tenha encaminhado fotos antes do dia 15 de abril ao e-mail fotografia@sbtmo.org.br – fique tranquilo, suas imagens já estão cadastradas em nossa nova base de dados eletrônica, que entrou em operação no referido dia 15. 
 
Visite o site e confira as especificações para envio das imagens e demais diretrizes do concurso no edital. O resultado do Concurso será anunciado no Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, que acontecerá em Brasília, de 31 de julho a 03 de agosto de 2019. 

Seleção e Votação
 
Após o dia 31 de maio, a Comissão Técnica do Concurso pré-selecionará 20 (vinte) fotografias do total de imagens inscritas. 
 
Estas fotos será publicadas no facebook oficial da SBTMO - @SBTMO, sendo marcados os perfis sociais dos respectivos autores para a fase online de seleção.
 
A votação online será realizada no período de 10/06/2019 até o dia 20/07/2019.  Vencerão os inscritos que obtiverem o maior número de “curtidas” em suas fotos.
 
Sobre os 40 anos do TMO no Brasil
 
Foi em outubro de 1979, que uma equipe brasileira conseguiu realizar o primeiro transplante bem-sucedido de medula óssea na América Latina. 
 
Coordenado pelos hematologistas Ricardo Pasquini e Eurípedes Ferreira, o procedimento ocorreu em Curitiba (PR), no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR).