Acreditação FACT-SBTMO
22/02/2019

Diretores da SBTMO participam de encontro especial durante o TCT 2019

A parceria FACT (Foudation for Accreditation in Cell Therapy) e SBTMO está a todo o vapor. Os membros da diretoria da Sociedade, o presidente, Dr. Nelson Hamershlack (na foto, canto direito), o vice-presidente, Afonso Celso Vigorito, e a 1ª secretaria, Dra. Adriana Seber, participaram de uma sessão especial organizada pelo Comitê de Assuntos Globais da Fundação.

Na ocasião foram apresentadas informações sobre o programa de credenciamento internacional, com esclarecimentos sobre os processos que envolvem uma abordagem de certificação gradual.

Para os diretores da Sociedade, a atividade é mais uma ação que agrega valor ao processo de implementação do Programa de Acreditação em Terapia Celular FACT-SBTMO, que será lançado ainda nesse ano, no Brasil. Foram esclarecidos os mecanismos para alcançar os standards, como o tempo estimado para concluir o ciclo de certificação, que terá uma duração de 2 anos. A acreditação terá validade de 3 anos.

O encontro do Comitê da FACT reuniu representantes das delegações de diversos países, como o Brasil, no dia 21 de fevereiro, em Houston (Texas), durante o TCT Transplantation & Cellular Therapy Meetings of ASBMT and CIBMTR (TCT 2019), o antigo “BMT Tandem”.

Aos brasileiros, a acreditação FACT-SBTMO poderá garantir que a organização de cuidados de saúde escolhida para procedimentos está comprometida com a qualidade do atendimento oferecido ao paciente. Vale mencionar que o país foi o pioneiro na América Latina a conquistar o reconhecimento da instituição.

Além do Brasil, até o momento a FACT já acreditou programas de terapia celular em 6 países: Canada, México, Nova Zelândia, Australia, Singapura, Estados Unidos.

Já no segmento de bancos de sangue de cordão, há 24 países com programas acreditados, como o Brasil, Austrália, Bélgica, Canadá, Chipre, França, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Índia, Israel, Itália, Holanda, San Marino, Arábia Saudita, Cingapura, Espanha, Suíça, Suécia, Taiwan, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos

Leia mais sobre o Programa de Acreditação em Terapia Celular FACT-SBTMO. Acesse 

Para esclarecimentos acessem www.factwebsite.org ou converse diretamente conosco, na SBTMO.