SBTMO divulga orientações em fisioterapia para pacientes transplantados
26/10/2018

A SBTMO divulgou no dia 12 de outubro as novas orientações para pacientes transplantados que necessitem de fisioterapia. O material foi elaborado pela Grupo Multidisciplinar em Transplante de Medula Óssea (GEMTMO) a fim de auxiliar profissionais de saúde, pacientes e familiares sobre as necessidades da fisioterapia na prevenção ou recuperação de funções comprometidas pelo transplante de medula óssea (TMO).

As recomendações trazem uma avaliação pré-TMO, durante a internação e após o procedimento. Nestas etapas é importante que haja uma avaliação respiratória, motora e do quadro clínico constante do paciente, além de mantê-lo o mais ativo possível. Tais orientações contribuem para a qualidade de vida e reinserção do transplantado na sociedade.

O GEMTMO é composto por profissionais das seguintes áreas: assistentes sociais; biólogos; biomédicos; bioquímicos; cirurgiões-dentistas; enfermeiros; farmacêuticos; fisioterapeutas; nutricionistas; pedagogos; psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Na página da SBTMO também estão disponíveis as orientações para odontologistas e terapeutas ocupacionais. Confira as recomendações: http://bit.ly/2QYT1X7