Grupo Multidisciplinar da SBTMO elabora primeira orientação sobre cuidados orais para cirurgiões dentistas
22/08/2018

A SBTMO publicou no dia 13 de agosto as primeiras recomendações do Grupo Multidisciplinar em Transplante de Medula Óssea (GEMTMO). Com o tema "Orientações de cuidados orais para o transplante de células-tronco hematopoiéticas", o material que tem como público-alvo Cirurgiões Dentistas que lidam diretamente com pacientes oncológicos e transplantados.

O risco de infecção pela cavidade oral aumenta de forma considerável em pacientes imunossuprimidos, o que pode afetar a saúde e comprometer a qualidade do tratamento antes, duramte e após o Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH).

Entre as orientações estão a  importância da avaliação da saúde oral antes, durante e depois do transplante, o cuidado com a higiene oral; risco de toxicidades orais decorrentes do TCTH, entre outras.

Criado oficialmente em 2013, o GEMTMO é formado por profissionais representantes de todas as áreas que contemplam o transplante de medula óssea e tem como objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisa das especialidades que integram as equipes multiprofissionais em TMO. O grupo também produz informações científicas a respeito dos cuidados com pacientes transplantados de medula óssea.

A equipe é composta por profissionais das seguintes áreas: assistentes sociais; biólogos; biomédicos; bioquímicos; cirurgiões-dentistas; enfermeiros; farmacêuticos; fisioterapeutas; nutricionistas; pedagogos; psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Confira as recomendações: https://bit.ly/2PaF5sL