SBTMO elege nova diretoria para os próximos três anos
03/08/2018

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea tomou posse hoje, 2, durante o XXII Congresso da SBTMO, realizado na cidade do Rio de Janeiro. O Dr. Nelson Hamerschlak, coordenador do Departamento de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Albert Einstein, assume a presidência pelos próximos três anos. A cerimônia de posse aconteceu em assembleia ordinária da Sociedade, na qual a antiga diretoria apresentou o balanço da gestão 2015-2018.

O Dr. Eduardo Paton, 1º Tesoureiro da Sociedade, prestou uma homenagem à secretaria da SBTMO, Valéria Duarte, e fez a prestação de contas da última gestão.  Em sequência, Dr. Vergílio Colturato e Dr. Nelson Hamerschlak assinaram uma carta de intenção para estabelecer o procedimento de Acreditação em transplante de medula óssea e terapia celular voltada ao TMO, em parceria com Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy (FACT).

No discurso de posse, Hamerschlak enalteceu a atuação das últimas diretorias e o crescimento da Sociedade e do TMO no Brasil. O presidente também ressaltou a importância da SBTMO em manter o foco na promoção de melhorias para pacientes que necessitem de transplante, além da entidade desenvolver a troca de experiências e informações com centros especializados e instituições internacionais de TMO.

Ao longo do dia, os palestrantes do Congresso da SBTMO abordaram temas como as novas perspectivas da equipe multiprofissional para o transplante de células-tronco hematopoiéticas, seleção de doadores de TCTH, novas indicações em TMO pediátrico e simpósios corporativos, entre outros.

Na parte da manhã, aconteceu na sala Segovia I, II e III a sessão conjunta de Transplante de Medula Óssea, Multidisciplinar, Histocompatibilidade e TMO pediátrico. Entre os convidados, destaque para a Dra. Juliet Barker, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, com a abordagem sobre o transplante com sangue de cordão; Dr. Stefan Ciurea, do MD Anderson Cancer Center, sobre avaliação crítica de TCTH com doador haploidêntico e Dra. Effie Petersdorf, do Fred Hutchinson Cancer Research Center, um dos principais centros de transplante de medula óssea do mundo. Effie falou da imunogenética aplicada ao TCTH.

O XX Encontro de Enfermagem e Equipe Multidisciplinar em TCTH e o XVI Encontro de TCTH em Pediatria da SOBOPE encerraram-se durante a tarde, com a apresentação de trabalhos científicos. Ao todo foram expostos quatro estudos em cada área. Em histocompatibilidade foi realizado o workshop “Tipificação de HLA por sequenciamento de próxima geração”.

Amanhã, além das aulas sobre transplante de medula óssea e histocompatibilidade, será realizado o encontro do Grupo de Estudos da DECH e outras Complicações (GEDECO). Liderado pela brasileira radicada nos Estados Unidos, Dra. Mary Flowers, e pelo Dr. Afonso Vigorito, da Unicamp, a reunião tem como objetivo orientar a melhor forma de conduzir estudos científicos na área de transplantes haploidênticos no país. O encontro também terá a participação da Dra. Lívia Mariano, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. A reunião será entre 7h30 e 8h30 na sala Oriente do hotel Windsor Barra.

Confira os integrantes da nova diretoria

Presidente: Dr. Nelson Hamerschlak

Vice-presidente: Dr. Afonso Celso Vigorito

1º Tesoureiro: Dr. Fernando Barroso

2º Tesoureiro: Dr. Leonardo Arcuri

1ª secretária: Dra. Adriana Seber

2º Secretário: Dra. Carmen Bonfim