SBTMO e ABHH promovem cursos antes do XXII Congresso da SBTMO
01/08/2018

Aconteceram hoje, 1º, os curso Pré-Congresso do SBTMO 2018 e o 11º Encontro da Rede Redome, ambos no hotel Windsor Barra, na cidade do Rio de Janeiro. Ao longo do dia especialistas nacionais e internacionais discutiram sobre temas como oncologia pediátrica, Doença do Enxerto Contra o Hospedeiralo e uso do Cateter Venoso Central em transplantes de medula óssea. Além disso, ocorreu o III Encontro de Gerenciadores de Dados em TMO.

A hematologista e coordenadora do Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), Dra. Danielli Oliveira, traçou um perfil dos doadores de medula óssea no país. Com o dado de mais de 4,6 milhões de voluntários cadastrados, a especialista mostrou a importância da atualização de informações no Registro Nacional. Atualmente menos de 70% dos doadores possuem telefones cadastrados e apenas 40% dos voluntários registram um e-mail para contato. Neste ano foi aprovada uma lei federal que isenta doadores de medula óssea do pagamento da taxa de concursos públicos no Brasil, a fim de incentivar o crescimento do número de pessoas cadastradas no Redome.

Na sala Alvorada foram abordados temas relacionados à oncologia pediátrica, como a prevenção e tratamento para leucemias linfóides e mielóides agudas recidivadas, escolha de doador aparentado e não-aparentado, TMO para linfomas não Hodgkin, transplante em Neuroblastoma e indicação de TMO para tumores do Sistema Nervoso Central.

Em sua terceira edição, o Encontro de Gerenciadores de Dados em Transplantes de Medula Óssea contou novamente com a participação do Dr. Marcelo Pasquini, diretor científico do Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR), dos EUA. O encontro tem como objetivo capacitar os centros brasileiros a registrar, gerenciar e trocar dados com outras entidades de TMO no país. A reunião também contou com a participação da Dra. Jannet Brunner-Grady e da Dra. Bronwen Shaw, ambas diretoras do programa de operações de dados do CIBMTR.

O Congresso da SBTMO acontecerá entre os dias 2 e 4 de agosto, também no hotel Windsor Barra. Serão aceitas inscrições no local do evento. Acesse e saiba mais: www.sbtmo2018.com.br