CTMO do Hospital Universitário de Londrina comemora um ano de primeiro transplante
18/10/2011

A equipe da Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO), do Hospital Universitário de Londrina/UEL fez, em setembro, um balanço das atividades desenvolvidas no primeiro ano de funcionamento da unidade. Além da apresentação do serviço, a paciente transplantada Maria Inês Vieira dos Santos Lozano deu um depoimento emocionado em nome dos demais pacientes.

A Unidade de Transplante de Medula Óssea do HU/UEL entrou em funcionamento em agosto de 2010 e em setembro foi realizado o primeiro transplante de medula. Ao todo, 19 pacientes, de Londrina e região, realizaram o procedimento na TMO. Destes, 56% são do sexo masculino. Entre os principais diagnósticos, estão Linfoma não Hodgkin, Linfoma de Hodgkin e Leucemia Mielóide. 

Segundo a coordenadora da TMO, a médica hematologista Letícia Gordan, dos 19 pacientes, seis são de Londrina e os demais dos municípios de Cornélio Procópio, Rolândia, Ivaiporã, Nova Fátima, Cambé, Ibiporã e Ibaiti. Quanto à idade dos pacientes, Letícia Gordan explicou que nove pacientes têm entre 60 e 70 anos, quatro estão na faixa entre 50 e 60 anos e outros quatro, entre 20 e 30 anos. De 40 a 50 anos aparecem três pacientes e apenas um deles tem entre 30 e 40 anos. A médica complementou, lembrando que no momento, existem seis pacientes em atendimento indicados para fazer o transplante.

O atendimento aos pacientes, antes e depois do procedimento, durante os 12 meses de funcionamento, gerou um total de 860 consultas ambulatoriais realizadas pela equipe multiprofissional da Unidade que inclui médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e dentistas. A coordenadora da TMO esclareceu que a Unidade ao chegar ao número de 19 transplantes, ultrapassou a expectativa inicial que era realizar 10 transplantes nesse primeiro ano de funcionamento. Lembrou ainda que o próximo desafio será realizar transplante alogênico que envolve um doador e um receptor diferente.

Fonte: Jornal Notícia