Encontro entre doador e paciente marca 1° Corrida em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
20/09/2016

Pacientes, médicos, voluntários e instituições parceiras participaram da corrida que aconteceu em São Paulo (SP) em comemoração pelo Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, organizada pelo REDOME e pela AMEO - Associação da Medula Óssea, com apoio da SBTMO, no último dia 17/09. Também houve a presença de um stand junto ao REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Folhetos explicativos e brindes foram distribuídos. Voluntários sanaram as dúvidas sobre doação e registro para quem se interessou no cadastro como doador. As pessoas ainda podiam tirar fotografias com um quadro que alertava sobre a atualização de cadastro.

O evento contou com vários momentos de muita emoção. O destaque do dia foi o encontro entre um doador e um receptor. Larissa Pereira, professora de São Paulo, conheceu a doadora Aline Colombo, policial civil, que veio de Porto Velho (RO). “Eu não tenho como agradecer, nada nesse plano terrestre se equivale a sua atitude. Mas eu prometo retribuir esse amor e carinho da melhor maneira possível e honrando a vida que você me deu. Nossa história deve ser divulgada e a corrida é uma excelente oportunidade”, disse Larissa demonstrando toda sua gratidão ao gesto de Aline e a importância do evento. Ambas entregaram os troféus aos vencedores da corrida nas categorias masculina e feminina, Claudinei Souza e Luiza Soares.

Alguns participantes receberam um bilhete que informava a sorte de ter ganhar um presente especial, que seria entregue ao final da corrida no stand da AMEO. A ação era, na verdade, uma conscientização sobre a importância da atualização do cadastro de doadores. Os ganhadores criavam uma grande expectativa para o que o aguardava.  Ao chegar à barraca, descobriam que o presente deles tinha se perdido e que não seria mais possível encontrá-lo. “Essa é a realidade que acontece com quase 30% dos pacientes que encontram doadores no REDOME” diziam para os participantes. “Por isso, a atualização de cadastros é vital para que as histórias de pacientes terminem com um final feliz”. Após a ação, os escolhidos recebiam um presente dado pela AMEO. 

Confira as fotos do evento no Facebook:  http://bit.ly/2cPqTDh

Texto e imagens: Andressa Villagra