18 de setembro: Comemoração do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
14/09/2016

 Associação da Medula Óssea convida todos a comemorar a data durante o Circuito Popular de Corrida de Rua, que acontecerá neste domingo. Iniciativa conta com o apoio institucional do REDOME e da SBTMO.

Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (17/9), a AMEO e o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), convidam todos para participar de uma corrida e comemorar a importância de ser um doador de medula óssea e, sobretudo, de manter atualizado os dados dos mais de 4 milhões de cadastros ativos no Registro.

A ação da AMEO foi integrada ao tradicional “Circuito Popular de Corrida de Rua – Etapa Jaçanã”, promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Esta atividade tem como objetivo estimular a prática da corrida de rua e caminhada, oferecendo gratuitamente 32 corridas ao longo do ano. Ao todo são esperadas mais de 5 mil pessoas no domingo entre corredores, médicos, pacientes, familiares e pessoas que já doaram medula óssea, bem como população em geral. A corrida é aberta a todos que quiserem participar. Confira abaixo informações gerais sobre a corrida.

- Endereço: Av. Luis Stamatis, 300

- Largada no estacionamento do Supermercado Bergamini.

- O início do evento está previsto para os seguintes horários abaixo relacionados:

- Para a Corrida: Categoria Atletas Geral Masculino e Feminino - Largada às 07h00

- Para a Caminhada: Categoria Atleta Geral Caminhante Esportivo -Largada às 7h50.

Mais: goo.gl/ybefgt

 Sobre o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

Celebrado em 52 países, O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea entra em sua segunda edição e acontece no terceiro sábado de Setembro de cada ano. Tem como objetivo conscientizar sobre a importância de ser um doador de medula óssea e o impacto que o transplante tem na vida dos pacientes. E também lembrar aqueles que já são doadores a atualizar seus dados cadastrais no registro de doadores.

 O transplante de medula óssea normalmente é indicado para doenças ligadas à produção de células do sangue e às deficiências imunológicas. Leucemias, linfomas, anemias graves, doenças autoimunes e tumores são algumas das doenças para as quais o transplante oferece grandes chances, e em alguns casos, a única forma para que o paciente tenha a cura. Em todo o mundo, hoje são cerca de 28 milhões de doadores cadastrados, motivo de muita comemoração.  Essa rede de doadores, representada no Brasil pelo REDOME (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) reúne informações que aumentam muito as chances de se localizar um doador compatível para quem precisa. 

Para mais informações sobre a data acesse:

www.ameo.org.br

http://redome.inca.gov.br/world-marrow-donor-day-wmdd-2016/

http://www.worldmarrowdonorday.org/

www.sbtmo.org.br