Instituto Butantan completa 115 anos em atividade
02/03/2016

Instituição possui único laboratório de anticorpos monoclonais da América Latina

O Instituto Butantan comemorou 115 anos de fundação em 23 de fevereiro deste ano. A instituição tem o único laboratório de anticorpos monoclonais da América Latina.

Rotas tecnológicas relacionadas ao desenvolvimento de processos e levando à produção do anticorpo monoclonal anti-CD3 - utilizado para imunofenotipagem – representaram o início das atividades deste laboratório de referência, segundo destaca uma de suas fundadoras a pesquisadora Ana Maria Moro, que é responsável pela unidade.

Ana Maria relata ainda que foi implantada metodologia para obtenção de anticorpos humanos a partir da captura específica de linfócitos B de pessoas imunizadas; desenvolvidas linhagens celulares para anticorpos monoclonais biossimilares; e geradas variantes de anticorpos pela tecnologia de phage display. Projetos em colaboração com empresa farmacêutica para a produção de anticorpos monoclonais biossimilares foram recentemente assinados pelo Ministério da Saúde, através de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP).