Diretoria da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea toma posse em Congresso
27/08/2015

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) – triênio 2015-2018 – tomou posse durante o XIX Congresso da entidade, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).

Os novos dirigentes assumiram formalmente os cargos na noite de 27 de agosto, data que marca o início do exercício desta gestão, que terá como presidente Vergílio Antonio Rensi Colturato (na foto/1º à direita). Colturato atualmente é coordenador do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital Amaral Carvalho (HAC) e médico do Departamento de Oncologia e Hematologia na instituição (cv Lattes).

Diretoria SBTMO – 2015-18
Presidente: Vergílio Colturato
Vice-presidente: Belinda P. Simões
1º tesoureiro: Eduardo Paton
2º Tesoureiro: Rodolfo Daniel Soares
1º secretário: Carmem Bonfim
2º secretário: Adriana Seber

A oficialização aconteceu durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da SBTMO. As considerações e encaminhamentos foram conduzidos de maneira convergente e alinhada pelos membros da Sociedade presentes.

A nova gestão dará continuidade aos projetos iniciados pela diretoria anterior, presidida por Lucia Mariano Silla, juntamente com os demais membros: Mair de Souza; Afonso Vigorito; Luis Fernando Bouzas; e Eduardo Paton.

Entre as perspectivas mencionadas pelo novo presidente, Vergílio Colturato, está a manutenção de estratégias para o desenvolvimento do transplante de medula óssea no Brasil, vista pela Sociedade como promissora.

Neste campo, o aumento do número de leitos disponíveis para o procedimento, bem como otimização da realização do TMO, em especial, na modalidade de doadores alternativos (não aparentados), feitos a partir do sangue de cordão umbilical e os haploidênticos, que devem compor as outras modalidades no sentido de aumentar a inclusão de pacientes e de agilizar a realização dos transplantes, o que contribui na preservação da condição clínica dos pacientes.

Os grupos de trabalho da SBTMO se mantem ativos e novos grupos devem surgir ao longo do período desta nova gestão.

Próximos Congressos
Na AGO também foram definidas as sedes dos próximos dois Congressos da SBTMO. Em 2016, a 20ª edição do encontro será realizada sob a coordenação do hematologista e membro da Sociedade Fernando Barroso, na cidade de Fortaleza (CE), nos dias 24 a 27 de agosto, no hotel Gran Marquise.

Já em 2017, a cidade-sede do Congresso deve ser Campinas, no interior de São Paulo. Sob a coordenação de Nelson Hamershlack, a organização do encontro contará com o apoio das equipes dos centros transplantadores do estado de São Paulo.

Outro encaminhamento importante cabe à Reunião de Diretrizes de TMO da SBTMO. O próximo encontro será em 2017, um dia antes do início das atividades do encontro.

Confira entrevistas exclusivas com Lucia Silla e Vergílio Colturato na próxima semana! Conheça as expectativas do novo presidente e acompanhe a avaliação dos anos que esteve à frente da Sociedade de Lucia.