SBTMO realiza XIX Congresso Brasileiro de Transplante de Medula Óssea
25/08/2015

Encontro acontecerá de 26 a 29 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) realizará entre os dias 26 a 29 de agosto de 2015 o XIX Congresso Brasileiro de Transplante de Medula. O encontro será realizado no Hotel Bourbon, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Simultaneamente ao haverá o XIV Encontro Anual de Histocompatibilidade e Imunogenética, organizado pela Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH), entidade apoiadora do Congresso.
De acordo com a presidente do encontro, Carmem Bonfim, o congresso será palco de atualização educacional e científica, mas, sobretudo, de avaliar estratégias que possibilitem o avanço da especialidade no País, bem como enfrentar os desafios à prática do procedimento, tanto pediátrico quanto adulto. Para tanto a abordagem partirá da visão multiprofissional, com base em situações vivenciadas no dia a dia dos médicos transplantadores, enfermeiros, fisioterapeutas, odontologistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros.
Carmem, que também é pesquisadora, esclarece que a cada ano surgem novas indicações e tratamentos, mas existem poucos leitos e faltam recursos para medicamentos e equipes especializadas em todo o país. “Com os avanços na área do transplante, observamos também o crescimento do número de pacientes em longo seguimento e precisamos estar mais atentos a esta população. A detecção precoce de eventuais complicações e determinação de diretrizes para o acompanhamento destes pacientes é urgente em nosso país”. Ainda segundo ela, nas últimas quatro décadas mais de um milhão de pacientes foram submetidos ao transplante em todo o mundo. No entanto, “este ainda é um procedimento complexo, caro e subutilizado na maioria dos países em desenvolvimento”, avalia a presidente do congresso.
Convidados internacionais - já estão confirmados 18 palestrantes provenientes de locais como Suécia, Estados Unidos, Áustria, Holanda, França, Alemanha e Inglaterra (veja lista de nomes completa no site).

Nos dias 26 a 29 de agosto, o Congresso contará com sessões "meet the professor", seguidas por plenárias e sessões cientificas. Entre os grandes temas que nortearão as discussões estão os desafios no transplante não aparentado, que têm crescido no Brasil nos últimos anos; o tratamento da Doença do Enxerto Contra-Hospedeiro (DECH); efeitos tardios do TMO; transplante de células tronco hematopoiéticas em pediatria e adulto, nas doenças autoimunes e nas benignas; o papel da dieta no sucesso do TMO; entre outros. Também haverá mesas redondas de debate sobre a segurança do doador de medula óssea e políticas públicas de saúde relacionadas ao TMO.
Confira grade científica em www.sbtmo2015.com.br