Zago recebe prêmio como destaque em oncologia
11/08/2015

O reitor Marco Antonio Zago recebeu o Prêmio Octavio Frias de Oliveira, na categoria Personalidade de Destaque, no dia 5 de agosto, no auditório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). O presidente do Conselho Diretor do Icesp e da comissão organizadora do prêmio, Roger Chammas, destacou pontos da carreira do reitor relacionadas à área médica, como a coordenação de um laboratório de sequenciamento do Projeto Genoma e a criação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre o Câncer, quando presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), de 2007 a 2010. “Hoje celebramos o empreendedorismo, não do hematologista ou do reitor da USP, mas do profissional que plasmou o que vai ser a oncologia do século 21 no nosso País.”

Na entrega, Zago lembrou que, quando começou a clinicar, alguns diagnósticos de leucemia eram sentenças de morte, citou o avanço do conhecimento e quais devem ser os focos das pesquisas. “Progredimos enormemente, mas ainda temos muito a andar. Além de verbas em pesquisas, precisamos muito mais sincronizar as ações dos diferentes grupos, que trabalham tanto nas ciências básicas como na pesquisa clínica, e também na área epidemiológica”, ressaltou.
Essa premiação é feita desde 2010 pelo Icesp, em parceria com o Grupo Folha, para estimular a pesquisa na esfera da prevenção e do combate ao câncer. São três categorias: Pesquisa, Inovação Tecnológica e Personalidade de Destaque, além de uma menção honrosa.

Fonte: Jornal da USP