Programa de TMO do HCPA completa 20 anos
20/10/2014

O Programa de Transplante de Medula Óssea do Serviço de Hematologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) comemorou 20 anos no dia 16 de outubro. Segundo a chefe do Serviço de Hematologia Clínica do HCPA, Liane Daudt, o hospital é a instituição que mais realiza o procedimento no estado, com cerca de 900 transplantes contabilizados.

Para celebrar o aniversário, o HCPA promoveu o VIII Encontro Fani Job de Hematologia no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque, entre os dias 16 a 18 de outubro. Na ocasião, especialistas mundialmente reconhecidos debateram sobre o futuro do TMO no Brasil e vários outros aspectos importantes para a área.

A presidente da SBTMO, que também é responsável técnica pelo Programa de TMO do Serviço de Hematologia do HCPA, Lúcia Silla, apresentou um panorama sobre os 20 anos do TMO no HCPA e destacou que o Programa tem crescido a cada ano.

Segundo ela, o sucesso se deve principalmente ao trabalho do grupo multidisciplinar do HCPA, chamado Programa de Assistência ao Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (PATCTH). Desde 2007, a SBTMO promove o prêmio Fani Job para premiar trabalhos científicos da área multidisciplinar.