SBTMO no Todos Juntos contra o Câncer
09/10/2014

A presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), Lucia Silla, representou a entidade no 1º Congresso Todos Juntos contra o Câncer, encontro que reuniu mais de mil pessoas em São Paulo, nos dias 24 e 25 de setembro, organizado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), com apoio institucional da SBTMO e de diversas instituições.

Participaram do Congresso membros de sociedades de especialidades, organizações e associações de pacientes, bem como representantes de esferas governamentais. Também esteve presente no Congresso o 1º tesoureiro da SBTMO, Luis Fernando Bouzas, que na ocasião representou o INCA/Ministério da Saúde, instituição na qual é diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea e coordenador do REDOME/REREME.

Lucia defendeu a necessidade de aumentar a capacidade de transplantar com qualidade e pulverizar os serviços do tipo alogênico não aparentado. Aumentar as equipes de transplante e reconhecer a importância da especialização em todos os níveis também foram pontos salientados. Para a presidente da SBTMO a iniciativa fortalecerá

Do encontro foi gerado um documento que será apresentado no Ministério da Saúde, no qual constam alternativas pautadas nas discussões efetivadas para diminuir a burocracia enfrentada no tratamento oncológico.

Confira a galeria de imagens aqui.