Santa Catarina terá primeiro centro de TMO pediátrico
03/07/2014

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, localizado em Joinville, Santa Catarina, será o primeiro do Estado a realizar transplantes de medula óssea em crianças. O anúncio foi feito pela Secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt. Segundo ela a unidade deverá se tornar referência estadual no procedimento. 

Antes apenas o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis, realizava transplantes de medula óssea, mas somente em adultos, fazendo com que uma média estadual de 45 crianças por mês precisasse procurar hospitais em outros Estados para realizar o procedimento.

Ainda em fase final de estruturação da equipe, que deve vir do Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba, o Hospital Infantil realizará, em um primeiro momento, transplantes autólogos, em que a medula óssea é retirada, congelada e tratada em laboratório, para que depois possa ser devolvida ao paciente. A segunda etapa, que ainda não tem data prevista para implementação, incluirá os alogênicos, em que ocorre a doação de medula de terceiros.

Leia mais 

Fonte: A Notícia (RBS)