Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea realiza em agosto o 18º Congresso da entidade
30/06/2014

 Encontro reunirá mais de 800 participantes de todo o Brasil. Inscrições online estão abertas

A décima oitava edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (XVIII CSBTMO) será realizada entre nos dias 14 a 17 de agosto.  Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a expectativa do encontro é de receber mais de 800 participantes de diferentes regiões do País, além de convidados internacionais, desses sete já confirmados dos Estados Unidos. Simultaneamente ao Congresso acontece o XIV Encontro Anual de Histocompatibilidade e Imunogenética. 

De acordo com o presidente do Congresso e membro emérito da SBTMO, Wellington Morais de Azevedo, o Congresso apresentará uma programação voltada para a prática do transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH), sob o aspecto multidisciplinar e, principalmente, por meio da experiência adquirida pelas equipes dos centros. “Esperamos fazer do nosso evento um momento de reflexão sobre a prática dos TCTH em nosso meio. Buscaremos dar ênfase em temas que estão precisando de definições e acertos para que possamos desenvolver mais e melhor a atividade no Brasil”, relata Azevedo. 

Dentre os destaques da programação estão os desafios no transplante não aparentado, que tem crescido no Brasil nos últimos anos; o tratamento da Doença do Enxerto Contra-Hospedeiro (DECH); efeitos tardios do TMO; transplante de células tronco hematopoiéticas em pediatria, nas doenças autoimunes e nas benignas; o papel da dieta no sucesso do TMO; entre outros.  Também haverá mesas redondas de debate sobre a segurança do doador de medula óssea e políticas públicas de saúde relacionadas ao TMO.

Confira grade científica; premiação de trabalhos científicos e informações sobre inscrição em www.congressosbtmo.com.br

Serviço
XVIII Congresso da SBTMO
Data: 14 a 17 de agosto
Local: Hotel Mercure Lourdes – Belo Horizonte - MG
Informações e inscrições: www.congressosbtmo.com.br