Nota de pesar: morre o Prof. Alberto Marmont
15/04/2014

Aos 96 anos de idade, morreu o Prof. Alberto Marmont, em 3 de abril de 2014, após ser acometido por uma doença infecciosa. Um dos pioneiros no campo do TMO alogênico e visionário quanto ao impacto do procedimento no âmbito terapêutico e, também, na sua aplicabilidade para doenças autoimunes graves, incluindo a esclerose múltipla.

Nascido em Catania em 1918, Marmont teve uma carreira longa e produtiva na hematologia/oncohematologia até a atualidade. Seu último paper “systemic lupus erythematosus complicated with thymoma and pure red cell aplasia (pcra)” foi aceito neste mês no Bone Marrow Transplantation Journal, e será publicado juntamente com uma nota de obituário, em sua memória.

Graças ao seu conhecimento prático, seu trabalho duro e perseverança, fundou o centro de transplante em Ospedale San Martino (Genova , Itália) em 1976. Marmont foi presidente da EBMT 1986-1988, entidade da qual foi membro honorário. Também esteve à frente da Sociedade Italiana de Hematologia.

A SBTMO lastima o falecimento do Professor Marmont e deseja que seus ensinamentos e, sobretudo, a perseverança nas conclusões que tirava de sua vasta cultura médica e geral, sirva de exemplo para a comunidade transplantadora e para os cientistas que dela fazem parte.