SBTMO apoia atualização técnico-científica sobre células-tronco mesenquimais em Fortaleza
03/10/2013

Nova técnica para cultivo de células-tronco mesenquimais de medula óssea foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros e apresentada aos participantes do I Seminário de Terapia Celular, em Fortaleza (CE). Entre os dias 25 e 27 de setembro, 121 pessoas – entre médicos de várias especialidades, farmacêuticos, biólogos, biomédicos, enfermeiros e estudantes – se reuniram no Auditório do Hemoce para participar de atividades teóricas e práticas sobre temas atuais e de suma importância para a terapia celular.

Diante dos progressos do TMO em Fortaleza, o chefe da equipe médica de transplante do Hemoce e coordenador do Seminário, Fernando Barroso, avalia que é necessário acompanhar o desenvolvimento técnico-científico nacional. Segundo ele, a atualização sobre células-tronco mesenquimais, promovida no Seminário, coloca os especialistas locais em bom nível frente ao cenário. “O nível das aulas foi excelente e bastante elogiado por todos os participantes”, afirma.

O encontro contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e com a participação da presidente da entidade, Lúcia Silla, e das pesquisadoras Vanessa Valim e Fernanda Corbi. Barroso enfatiza que, juntamente com os profissionais locais, as especialistas contribuíram para o sucesso do Seminário.