SBTMO estabelece parceria inédita com ASBMT
02/04/2013

A Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) estabeleceu uma parceria inédita com a American Society for Blood and Marrow Transplantation (ASBMT). O acordo promoverá o aperfeiçoamento e fortalecimento do TMO brasileiro por meio da integração entre as atividades educacionais e científicas promovidas por ambas as entidades, que são correlatas em seu escopo de atuação.

As conversações sobre a parceria tiveram início informalmente em 2011, no 37th EBMT, em Paris (França). Desde então, os membros voltaram a se reunir em três ocasiões. As duas primeiras, em 2012, sendo uma em abril, no 38th EBMT, em Genebra (Suiça) em uma reunião realizada entre as Sociedades, sendo a SBTMO representada pelo ex-presidente e hoje tesoureiro, Luis Fernando Bouzas, e pelo decano do Conselho Deliberativo, Nelson Hamerschlak e a ASBMT, por sua presidente  (Immediate-Past president), Elizabeth Shpall e o tesoureiro, Marcos de Lima. Outro encontro ocorreu em agosto de 2012, no XVI Congresso da SBTMO, em Ribeirão Preto.

E, por fim, em 2013, durante o TANDEM, em Salt Lake City (Utha), o acordo foi firmado entre a SBTMO e a ASBMT, sendo a sociedade brasileira representada por Luis Fernando Bouzas e a atual presidente, Lucia Silla, e a norte-americana por seu presidente, C. Fred LeMaistre, do diretor executivo, Thomas L. Joseph e, novamente, por Elizabeth Shpall e Marcos Lima.

Para Lucia, a parceria representa mais um passo em direção ao reconhecimento da entidade como representante da comunidade transplantadora brasileira, seus médicos e profissionais que atuam nas equipes multidisciplinares, indispensáveis ao sucesso do TMO. “Estamos programando ações conjuntas, sobretudo, no que diz respeito ao fortalecimento de equipes multidisciplinares, principal objetivo da atual gestão da SBTMO. Serão encontros educacionais com representantes da SBTMO e ASBMT, previstos para acontecer em diversos pontos do Brasil”, comemora a presidente.

Bouzas relata que com essa iniciativa a expectativa é de ampliar os benefícios oferecidos aos membros de ambas as Sociedades, o que contribuirá como um estímulo à adesão daqueles profissionais ainda não afiliados e, sobretudo, a manutenção daqueles que já participam da SBTMO. “Acreditamos que com isso contribuiremos não só para o crescimento da entidade no Brasil, mas com o avanço de nossa especialidade”, ressalta o tesoureiro.

 

Benefícios aos associados SBTMO & ASBMT

Conheça alguns dos benefícios provenientes da parceria entre a SBTMO e ASBMT.  

- Os associados à SBTMO pagarão 100 dólares de inscrição/anuidade ao se associarem a ASBMT; Apenas os membros da SBTMO que estão com suas anuidades em dia, poderão se beneficiar do desconto para associação a ASBMT;

- Os sócios SBTMO também associados a ASBMT terão acesso a todos os benefícios da entidade norte-americana, como o acesso a Revista BBMT (online) e todos ao benefícios ASBMT.

- Acesso ao programa educacional ASBMT - Uma das diretrizes da entidade é o desenvolvimento de pesquisa e publicação acadêmica. Dessa forma, incentiva o intercâmbio intelectual por meio do ASBMT International Scholar Program (AISP), que engloba treinamento clínico e pesquisa acadêmica acerca do tema: transplante de células hematopoéticas.

Saiba mais nos sites das entidades http://sbtmo.org.br/cadastro.php e http://www.asbmt.org/