Hemo 2012 terá seção especial FACT
01/11/2012

A Fundação para Acreditação de Terapia Celular (FACT em inglês) realizará no dia 8 de novembro, das 14h às 18h, um simpósio denominada “Estabelecendo processos para atender às normas FACT”. Na seção serão abordados tópicos como planos para gestão de qualidade, preparação de documentação necessária, seleção e avaliação de doadores e procedimentos de controle de coleta e processamento. 

De acordo com a presidente da SBTMO, Lúcia Silla, a FACT ao longo dos anos publicou várias diretivas como: direitos e deveres dos doadores, questões éticas relacionadas à “dupla militância” do médico que faz o contado com o provável doador e transplanta o paciente, entre outros aspectos muito relevantes, relacionados à nossa prática do dia a dia. “Embora no Brasil não temos organização semelhante, é bastante proveitoso para os transplantadores ouvir o que eles tem a dizer”, relatou Lúcia.

No Simpósio FACT estarão presentes representantes do Comitê Internacional de Afiliação, que poderão inclusive fornecer informações quanto ao credenciamento dos Centos de TMO e Bancos de Cordão Umbilical. A FACT é uma Fundação que presta Serviço a Bancos de Sangue, Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e aos Programas de Transplante de Medula Óssea nos EUA. 

Confira mais informações em www.hemo2012.org.br 

Informações sobre o Hemo 2012 

O Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo 2012), acontece dias 8 a 11 de novembro, no RioCentro (Rio de Janeiro), sob a organização da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). 

O encontro reúne mais de cinco mil especialistas do Brasil e do mundo e traz à discussão temas referentes às doenças do sangue (malignas e benignas); segurança transfusional (obrigatoriedade do Teste NAT); qualidade nos serviços de hemoterapia; entre outros assuntos referentes a avanços e desafios terapêuticos.