Redome emite comunicado referente à cooperação com NMDP
01/11/2012

 

O National Marrow Donor Program (NMDP), com o qual o REDOME possui acordo de cooperação, suspendeu temporariamente as operações que envolvem a busca de doadores brasileiros para pacientes nos Estados Unidos, até a apresentação de um plano de ação e melhorias nas operações.  

Devido ao grande número de doadores brasileiros cadastrados nos últimos anos e à abertura do REDOME para pacientes estrangeiros, os pedidos internacionais de busca de doador brasileiro aumentaram de forma significativa. 

Esta demanda excessiva e em curto espaço de tempo, provocou sobrecarga e demora nas respostas às solicitações internacionais, ocasionando a referida suspensão até a adequação dos processos.

O REDOME apresentará uma nova proposta de trabalho para melhor atender às demandas do NMDP, com prazo e cronograma já estabelecidos, no intuito de reativar a parceria em benefício de pacientes nos Estados Unidos.  

Ressaltamos que os pacientes brasileiros não serão prejudicados. A busca de doadores estrangeiros para pacientes brasileiros, via NMDP, continuará sendo realizada normalmente. 

Atenciosamente,
Luis Fernando Bouzas
Coordenador Nacional do REDOME
Diretor do CEMO
INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva 

Fonte: Ofício 005/2012 – Redome e NMDP