XVI Congresso da SBTMO tem início nesta quinta, dia 2/8
30/07/2012

 Com expectativa de público estimada em 800 participantes, o XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) reunirá nos dias 2 a 5 de agosto, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, especialistas de diferentes regiões do País, além de convidados internacionais da Espanha, Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha.

Sob a organização da ABHH Eventos, o encontro conta com o apoio da ABHH, da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), da Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH), da The International Immunocompromised Host Society (ICHS); e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FAEPA).

Pôsteres 

Neste ano acontece no encontro o “Pinguim no Pôster” na sexta-feira, dia 3 de agosto, das 18h às 19h. Como forma de prestigiar os autores dos 218 trabalhos científicos aprovados na categoria pôster, bem como os demais congressistas, estará presente no encontro o Pinguim, famoso por servir um dos melhores chopes do País e ponto turístico da cidade de Ribeirão Preto, há mais de sete décadas.

 Premiação – Melhores trabalhos na categoria

- PRÊMIO MARY FLOWERS: melhor trabalho científico
- PRÊMIO ALIRIO PFIFFER: melhor trabalho em falência medular
- PRÊMIO FANI JOB: melhor trabalho da área Multidisciplinar
- PRÊMIO RICARDO PASQUINI: melhor trabalho de jovem pesquisador *
- PRÊMIO JOSÉ RIBERTO MORAES: melhor trabalho científico na área de Histocompatibilidade e Imunogenética**
Entrega dos prêmios - Dia: 05/08 - Horário: 8h30-10h15

**Este prêmio será entregue no encerramento do Encontro de Histocompatibilidade, no dia 4 de Agosto às 11:30h com patrocínio da Biometrix.

Grade Científica

Na grade científica, serão discutidos os desafios no transplante não aparentado, que tem crescido no Brasil nos últimos anos; o TMO no idoso; o tratamento da Doença do Enxerto Contra-Hospedeiro (DECH); efeitos tardios do TMO; transplante de células tronco hematopoiéticas em pediatria, nas doenças autoimunes e nas benignas; o papel da dieta no sucesso do TMO; entre outros. Também haverá mesas redondas de debate sobre a segurança do doador de medula óssea e políticas públicas de saúde relacionadas ao TMO.

De acordo com a presidente da Comissão Científica do encontro, a hematologista e especialista em transplante de medula óssea (TMO), Belinda Simões (foto), que também é membro da ABHH, o Congresso será pautado na troca de experiências com base em situações e problemas vivenciados no dia a dia dos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontologistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros. Confira aqui entrevista exclusiva com Belinda, cedida ao Informativo da SBTMO, publicado em 16 de julho.

Homenagem

O encontro será também uma forma da comunidade de TMO homenagear o presidente do Congresso, professor Júlio César Voltarelli, que faleceu em março deste ano, em decorrência de complicações pós-cirúrgicas. O professor foi pioneiro em pesquisas com células tronco no Brasil.

No Congresso será lançado o Prêmio Júlio César Voltarelli de melhor trabalho científico na área de TMO. O objetivo é fomentar a pesquisa científica no País e prestigiar Voltarelli, reconhecido como ícone da hematologia brasileira. Os interessados em submeter artigos poderão enviá-los a partir de dia 10 de Agosto de 2012 a 01 de Dezembro de 2012 por meio do site da SBTMO. Após o Congresso serão publicadas as regras de participação.

Workshops e cursos – XVI SBTMO

No primeiro dia de congresso (2/8) serão realizados dois workshops com a presença de convidados internacionais, sendo um sobre a Doença do Enxerto Contra-hospedeiro Crônica e outro com abordagem na Terapia Celular, que contará com a presença de representantes da American Association of Blood Banks (AABB), da Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy (FACT) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entre outras instituições. Já no penúltimo dia (4/8), acontece o Curso Internacional de Osteonecrose dos Maxilares por Bisfosfonatos.

Prova de título de especialista em Histocompatibilidade

Durante o XVI Congresso da SBTMO será realizada a prova de Título de Especialista em Histocompatibilidade da Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH). O exame acontecerá no primeiro dia do encontro, das 17h às 19h. A sala e edital será divulgada em breve. Confira aqui informações sobre o conteúdo programático e sugestões de referências.

CNA * Evento aprovado para revalidação do Titulo de Especialista / Certificado de Área de Atuação

Hematologia e Hemoterapia – 10 Pontos
Cancerologia Pediátrica - 10 Pontos
Cancerologia Cirúrgica - 10 Pontos
Hematologia e Hemoterapia Pediátrica – 10 pontos